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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5151
Tipo do documento: Dissertação
Título: O campo de referência dos videogames: estudo semiótico sobre o objeto dinâmico do game
Título(s) alternativo(s): The reference field of videogames: semiotic study about the Dynamic object of the game
Autor: Guimarães, Daniel de Vasconcelos 
Primeiro orientador: Santaella, Lucia
Resumo: Na linguagem técnica da semiótica, o objeto dinâmico diz respeito ao campo de referência de um signo. Considerando-se os games como signos complexos, tendo, portanto, o poder de significar a partir da relação triádica entre signo-objeto-interpretante, esta pesquisa objetivou estudar o problema do objeto dinâmico do game, nas possibilidades que apresenta. Para isso, foram escolhidos como corpus da pesquisa, três games em três diferentes sistemas de videogame: God of War I e II (Playstation 2, Sony Computer Entertainment America, Santa Monica Studio, 2005, 2007), Super Mario Galaxy (Wii, Nintendo, 2006) e Gears of War (Xbox360, Microsoft Game Studios, Epic Games, 2006). A metodologia de análise baseou-se nos conceitos da semiótica de extração peirceana que nos permitiu levar em conta o funcionamento dos games como signos e também como fenômenos capazes de nos revelar três modos de ser do objeto dinâmico dos games diretamente relacionados com as três categorias universais de primeiridade, secundidade e terceiridade. Procurou-se, desta forma, contribuir com a atual área de pesquisas em videogames, sob o ponto de vista da semiótica e da comunicação, abrindo uma via independente dos estudos correntes sobre games que se dividem, geralmente, entre a narratologia e a ludologia stricto sensu. Finalmente, esse estudo visou fazer reflexões acerca do objeto dinâmico do videogame, intentando compreender sua constituição e forma de funcionamento como linguagem e processo comunicativo
Abstract: In the technical language of semiotics, the dynamic object talks about the reference field of a sign. Taking in consideration games as complex signs, which, hence, the power of meaning from the triadic sign-object-interpretant relation, this research aimed to study the problem of the dynamic object of the game, in the possibilities which it presents. To accomplish that, three games were selected as the research corpus, each one from a different videogame system: God of War I e II (Playstation 2, Sony Computer Entertainment America, Santa Monica Studio, 2005, 2007), Super Mario Galaxy (Wii, Nintendo, 2006) e Gears of War (Xbox360, Microsoft Game Studios, Epic Games, 2006). The methodology of the analysis is based on the percean semiotics concepts which allowed us, to take into consideration how games work as signs and phenomena as well. In such a way that revealed in our research, three modes of being for the game dynamic object directly related to the three peircean universal categories of firstness, secondness and thirdness. Thus, with the present research, we looked to contribute with the current area of game studies, by the point of view of semiotics and communication areas, opening an independent way from the current studies about games which are divided generally, in narratology and ludology stricto sensu. Finally, this study aimed to make reflections about the dynamic object of the videogame, trying to comprehend its constitution and modes of working and being as language and communicative process
Palavras-chave: Objeto dinâmico
Signo
Ficção
Semiotics
Communication
Dynamic object
Fiction
Comunicacao e semiotica
Semiotica
Sinais e simbolos
Videogames
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Guimarães, Daniel de Vasconcelos. The reference field of videogames: semiotic study about the Dynamic object of the game. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5151
Data de defesa: 17-Dec-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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