???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Túlio César Gama e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258153H7por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:22Z-
dc.date.available2008-09-08-
dc.date.issued2008-08-20-
dc.identifier.citationSilva, Túlio César Gama e. Construção de uma narrativa cinematográfica não-linear: o roteiro e filme "21 Gramas". 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5104-
dc.description.resumoA dissertação consiste em investigar formas alternativas de estruturas narrativas e dramáticas para o desenvolvimento de roteiro cinematográfico. Buscando detectar modelos distintos de construção narrativa, a pesquisa tem como objeto principal o estudo sobre o roteiro do filme "21 Gramas" (2003), do roteirista mexicano Guillermo Arriaga. Em um primeiro momento, será feita uma comparação do roteiro e do filme, seguindo a metodologia da Crítica Genética para entender a abordagem estrutural da obra. A análise terá como suporte os estudos de autores especializados em roteiros audiovisuais como Flávio de Campos, David Bordwell e Jean-Claude Carrière; no entanto, o esforço da pesquisa será de desvendar as propriedades e os limites dos processos de criação de narrativa cinematográfica e ampliar a dimensão das possibilidades de desenvolvimento criativo sobre roteiro de cinema. "21 Gramas" se apresenta como exemplo de um possível "desvio" da padronização dramática, pois exibe uma forma narrativa de tempo não-linear e sem protagonista único. A fragmentação, a princípio, parece divergir de leis fundamentais de narrativa clássica, como a lei da unidade e a lei da progressão contínua. A narrativa de "21 Gramas", assim, traz como atrativo a sua própria forma narrativa, em que o modo de contar uma história é tão atraente quanto o conteúdo da históriapor
dc.description.abstractThe dissertation consists of investigating alternative forms of dramatic and narratives structures for the development of cinematographic script. Trying to detect distinct models of narrative construction, the research has as main object the study on the script of the film 21 Grams (2003), of the Mexican scriptwriter Guillermo Arriaga. At a first moment, a comparison of the script and the film will be made, following the methodology of the Genetic Criticism to understand the structural approach of the work. The analysis will have as support the studies of specialized authors in audiovisuals scripts as Flávio de Campos, David Bordwell and Jean-Claude Carrière; however, the effort of the research will be to unmask the properties and the limits of the processes of creation of cinematographic narrative and to extend the dimension of the possibilities of creative development on cinema script. 21 Grams is presented as example of a possible "shunting line" of the dramatical standardization, since it shows a narrative form of nonlinear time and multi-protagonists. The fragmentation, at the beginning, seems to divergir basic laws of classic narrative, as the unity law and continuous progression law. The narrative of 21 Grams, thus, brings as attractive its own narrative form, where the way to tell a story is so attractive as much the content of storyeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:17:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tulio Cesar Gama e Silva.pdf: 497636 bytes, checksum: 4f5062145379b6581731eddc5ba9098e (MD5) Previous issue date: 2008-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13943/Tulio%20Cesar%20Gama%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectRoteiropor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectRecursos narrativospor
dc.subjectScripteng
dc.subjectDramaticeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectSuspenseeng
dc.subject21 gramas (Filme) -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectRoteiros cimatograficos -- Historia e criticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleConstrução de uma narrativa cinematográfica não-linear: o roteiro e filme "21 Gramas"por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tulio Cesar Gama e Silva.pdf485,97 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.