REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5072
Tipo: Dissertação
Título: Abordagens sobre o tempo na música contemporânea
Autor(es): Barreiro, Daniel Luis
Primeiro Orientador: Zampronha, Edson Sekeff
Resumo: Nesta pesquisa o tempo musical é entendido como um dos resultados perceptivos que a obra musical pode gerar num dado ouvinte. O tempo musical é, portanto, um resultado do processo de percepção, o qual é de alguma forma motivado pelas características contidas na obra musical. Assim, ao estudarmos o assunto do ponto de vista da composição, buscamos os principais aspectos musicais contidos na obra que motivam esse resultado temporal no ouvinte. Alguns dos autores mencionados buscam prever tal resultado. Nosso interesse é distinto. Buscamos apontar diferentes maneiras de se pensar o tempo musical na composição, dirigindo nossa curiosidade sobre as idéias composicionais que possam ser geradas a partir dessa reflexão sobre o assunto. Com base no estudo realizado, apresentamos considerações sobre descontinuidade temporal e estaticidade, e elaboramos cinco maneiras para se gerar contrações e dilatações do tempo musical na composição. São elas: velocidade, densidade de eventos, grau de previsibilidade, impacto e digressão. A partir de algumas ponderações sobre a tentativa de previsão da percepção temporal do ouvinte, apresentamos uma proposta composicional. Por fim, apontamos algumas aproximações iniciais entre o estudo do tempo na música e na semiótica de Peirce, as quais acreditamos possam gerar contribuições para o pensamento composicional contemporâneo em pesquisas futuras
Abstract: In this research the musical time is understood as one of the perceptual results the musical work can generate on a certain listener. Musical time is, therefore, a result of the perception process which, somehow, is motivated by the characteristics contained in the musical work. Therefore, when one studies the issue from the point of view of the composition, one searches the main musical aspects contained in the musical work that motivate this temporal result on the listener. Some of the authors mentioned here try to foresee such result. Our interest is different. We try to point out different ways to think the musical time in composition, directing our curiosity to the compositional ideas that may be generated from this reflection on the subject. From the study carried out here, we present some considerations on temporal discontinuity and staticity, and we elaborate five manners in order to generate contractions and dilatations of the musical time in the composition. They are: velocity, density of events, previsibility level, impact and digression. Heading from some considerations concerning the attempt to foresee the listener s temporal perception, we present a compositional proposal. Finally, we point out some initial relations between the study of time in music and in Peirce s semiotics, which we believe to be able to generate contributions to the contemporary compositional thought in future researches
Palavras-chave: descontinuidade
estaticidade
percepção temporal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Barreiro, Daniel Luis. Abordagens sobre o tempo na música contemporânea. 2000. 180 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5072
Data do documento: 30-Mar-2000
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_65212.pdf
  Restricted Access
887,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.