Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5072
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagens sobre o tempo na música contemporânea |
Autor(es): | Barreiro, Daniel Luis |
Primeiro Orientador: | Zampronha, Edson Sekeff |
Resumo: | Nesta pesquisa o tempo musical é entendido como um dos resultados perceptivos que a obra musical pode gerar num dado ouvinte. O tempo musical é, portanto, um resultado do processo de percepção, o qual é de alguma forma motivado pelas características contidas na obra musical. Assim, ao estudarmos o assunto do ponto de vista da composição, buscamos os principais aspectos musicais contidos na obra que motivam esse resultado temporal no ouvinte. Alguns dos autores mencionados buscam prever tal resultado. Nosso interesse é distinto. Buscamos apontar diferentes maneiras de se pensar o tempo musical na composição, dirigindo nossa curiosidade sobre as idéias composicionais que possam ser geradas a partir dessa reflexão sobre o assunto. Com base no estudo realizado, apresentamos considerações sobre descontinuidade temporal e estaticidade, e elaboramos cinco maneiras para se gerar contrações e dilatações do tempo musical na composição. São elas: velocidade, densidade de eventos, grau de previsibilidade, impacto e digressão. A partir de algumas ponderações sobre a tentativa de previsão da percepção temporal do ouvinte, apresentamos uma proposta composicional. Por fim, apontamos algumas aproximações iniciais entre o estudo do tempo na música e na semiótica de Peirce, as quais acreditamos possam gerar contribuições para o pensamento composicional contemporâneo em pesquisas futuras |
Abstract: | In this research the musical time is understood as one of the perceptual results the musical work can generate on a certain listener. Musical time is, therefore, a result of the perception process which, somehow, is motivated by the characteristics contained in the musical work. Therefore, when one studies the issue from the point of view of the composition, one searches the main musical aspects contained in the musical work that motivate this temporal result on the listener. Some of the authors mentioned here try to foresee such result. Our interest is different. We try to point out different ways to think the musical time in composition, directing our curiosity to the compositional ideas that may be generated from this reflection on the subject. From the study carried out here, we present some considerations on temporal discontinuity and staticity, and we elaborate five manners in order to generate contractions and dilatations of the musical time in the composition. They are: velocity, density of events, previsibility level, impact and digression. Heading from some considerations concerning the attempt to foresee the listener s temporal perception, we present a compositional proposal. Finally, we point out some initial relations between the study of time in music and in Peirce s semiotics, which we believe to be able to generate contributions to the contemporary compositional thought in future researches |
Palavras-chave: | descontinuidade estaticidade percepção temporal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Barreiro, Daniel Luis. Abordagens sobre o tempo na música contemporânea. 2000. 180 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5072 |
Data do documento: | 30-Mar-2000 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_65212.pdf Restricted Access | 887,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.