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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5006
Tipo do documento: Dissertação
Título: Design e comunicação: entre imagens e palavras
Autor: Eva, Débora Rayel 
Primeiro orientador: Ferrara, Lucrécia D'Alessio
Resumo: O design gráfico é uma prática profissional presente em toda atividade que possua uma identidade ou dependa de um processo, uma indicação, método ou conduta. Comunicar algo a partir de uma intenção é um de seus objetivos principais. Assim, torna-se interessante observar como se constrói a comunicação daquilo que se incorpora ao cotidiano das linguagens. Este é o objetivo geral da presente pesquisa. Trata-se, especificamente, de identificar procedimentos que o profissional dessa área tem perante este panorama: como se dá a expressão daquele que, ao utilizar diferentes linguagens, tem por atividade propiciar diálogo entre referências e repertórios para representar idéias, necessidades e possibilidades cognitivas? Qual a relação existente entre o design que se faz e o que se escreve? As questões levantadas permitem investigar como o design, como ação comunicativa, processa sua própria comunicação. Portanto, a estratégia escolhida deve propiciar a avaliação dos mecanismos de trabalho de profissionais que fazem e pensam design gráfico. Esta estratégia visa enxergar se o trabalho se modifica ao longo do tempo e se textos escritos conseguem ou não funcionar como registros de uma sequência, ordem ou mudança de paradigma na abordagem projetual, e vice-versa. Esta pesquisa parte do estudo de dois designers gráficos, selecionados por seus trabalhos práticos e teóricos: Milton Glaser e Stefan Sagmeister. Com esta seleção, será possível analisar o percurso de cada um, assim como estabelecer relações entre suas produções. Os procedimentos metodológicos incluem: levantamento de informações; seleção e análise do material para evidenciar as características próprias que se estabelecem como linguagem entre o fazer e o escrever; comparação entre os panoramas dos profissionais, a fim de perceber similaridades, pontos de diálogo e diferenças entre comportamentos, processos e resultados. Idéias desenvolvidas por diferentes autores contribuirão para a fundamentação teórica. As referências escolhidas partem do conceito peirceano de continuidade, para encontrar identificação em pensadores tanto da forma e seus propósitos (Argan, Bonsiepe e Lipovetski), quanto das espacialidades e seus significados (Santos, Ferrara, Kerckhove e Pignatari). A era da reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 1996) iniciou o percurso de uma atividade que abrange conceitos distintos: de Flusser (1985) à Bauman (2001), a realidade que se instala é questionada a todo momento. Do princípio que estabelece uma distinção entre arte pura e aplicada (ARGAN, 2000) até as idéias que representam esta atividade como sistema de relacionamentos (RAND, 1996), o design gráfico se apresenta também como ação semiótica
Abstract: Graphic Design is a professional practice which presence is demonstrated in each and every activity that has a particular identity or which depends on a process, identification, method or procedure. To communicate something from a previous intention is one of its main objectives. Thus, it is interesting to observe how the communication of something that is merged within the everyday of languages is built. This is the generic objective of this research. By specific means this investigation will identify processes that this professional carries, facing the following scenario: how can this activity represent distinct ideas through cognitive possibilities? What is the relationship between practiced design and written design? The risen question investigates how design, as a communication concept, deals with its own communication. So, the chosen strategy should allow perceiving how graphic designers work. How do they process their ideas and how do they think about their profession? This strategy will provide knowledge about design process, and if images and texts can function as registration of an order or a paradigm change concerning the project, or vice-versa. The research will depart from the study of two graphic designers selected by their practical and theoretical body of work: Milton Glaser and Stefan Sagmeister. With this selection it will be possible to analyze their individual trajectory as well as define relationships between their pieces. The methodology can be summarized as follows: collect information; select all material collected to clarify specific characteristics that can appear as language and / or writing style; compare the two professional scenarios and contexts to perceive similarities or differences among behaviors, processes and results. Ideas from diverse authors will contribute as a theoretical basis. The chosen references go from Peirce s continuum concept (2003), to find identification with thinkers concerning spacialities and its meanings (Santos, Ferrara, Kerckhove, Pignatari). The Age of Mechanical Reproduction (BENJAMIN, 1996) has started the route of a professional activity that embraces distinct concepts: from Flusser (1985) to Bauman (2001), the sense of reality is questioned every moment. From the differences between applied and fine arts (ARGAN, 2000), to the ideas representing design as relationships (RAND, 1996), this professional practice presents itself as a semiotic activity
Palavras-chave: Design gráfico
Espaço e espacialidades
Comunicação
Semiótica
Montagem
Graphic design
Communication
Semiotics
Space
Montage
Artes graficas
Design
Comunicacao visual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Eva, Débora Rayel. Design e comunicação: entre imagens e palavras. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5006
Data de defesa: 25-Feb-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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