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Tipo do documento: Tese
Título: Imagem e verticalidade: comunicação, cidade e cultura na órbita do imaginário
Autor: Silva, Mauricio Ribeiro da 
Primeiro orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: O presente trabalho objetiva verificar a relação entre a disseminação da utilização de mídia terciária no contexto sociocultural e econômico mundial contemporâneo e a transformação dos modos de utilização do espaço físico, seja no domínio dos ambientes internos, seja no dos edifícios construídos no contexto urbano. Para tanto, propomos a investigação do caráter simbólico presente na imagem dos espaços e dos edifícios e sua capacidade de tornar-se transmissível como possíveis agentes vinculadores, no contexto do imaginário proposto por Dietmar Kamper, entre imagem e receptor. Definiu-se como corpus de pesquisa a reflexão teórica sobre o horizonte das imagens técnicas relacionadas ao corpo e edifícios urbanos, produzidas para a veiculação em mídia terciária. Por meio desta reflexão e amparados em imagens de formato fotográfico , coletadas na rede mundial de computadores, procuramos investigar a presença de aspectos simbólicos, próprios do contexto da antropologia histórica e da semiótica da cultura, além da alteração da plástica em edifícios urbanos de referência mundial como modo de adaptação para a transmissibilidade de sua imagem. Concluímos que a importância desta pesquisa para os estudos de Comunicação se assenta no aprofundamento das implicações da inclusão das tecnologias eletro-eletrônicas de comunicação no cotidiano (constituintes do chamado espaço abstrato ) como fenômeno gerador de uma transformação espacial urbana intra e extra-muros (o espaço concreto ). A pesquisa vincula-se ao campo da Comunicação compreendida sob o viés da cultura por meio de conceitos oriundos da Teoria da Mídia e Teoria da Imagem, formulados por teóricos como Harry Pross, Ivan Bystrina, Dietmar Kamper, Vilém Flusser e Hans Belting. Desenvolve-se em consonância com o trabalho desenvolvido no Brasil por autores como Malena Contrera, Milton Pelegrini e, especialmente, Norval Baitello Jr., que abordam o fenômeno da comunicação e da imagem em seus aspectos epistemológicos
Abstract: This present work verifies the relationship between the spreading and the application of the tertiary media in the sociocultural and economic context at the contemporary world, and the alteration in the way the physical space has been changed, be it an internal way or constructed buildings in the urban composition. For that, we propose an investigation of the symbolic character present at the space and building s images and its capacity of transmitting as a possible entailment agent among image and receiver, an approach of the imaginary proposed by Dietmar Kamper. We defined as a corpus for this theoretical research about the horizon of the technical images that are linked to the body and to the urban buildings, produced by a tertiary media and to be diffused by it. Through this thoughts and supported in photographic images found at the world wide web, we investigated the presence of the symbolic aspects, body of document of the historical anthropology and semiotics of culture, over and above the changes of constructed characters at the buildings that are known all over the world as an adaptation mode for the ways the image is capable of transmitting. We concluded that this investigation is important for the communication studies based on the deep of the electric and electronic technology inclusion at the daily communications (which constitutes the so called abstract space ) as a phenomenal that creates a spatial and urban in and out of the walls (the concrete space ). This research bonds the communication fields known at the culture perspective through concepts of Media Theory and Image Theory, postulated by theoreticians such as Harry Pross, Ivan Bystrina, Dietmar Kamper, Vilém Flusser and Hans Belting. We worked in consonance with some researchers in Brazil such as Malena Contrera, Milton Pelegrini and specially Norval Baitello Jr., which approaches the communication and image phenomenon in yours epistemological shapes
Palavras-chave: Comunicação
Imagem
Corpo
Espaço
Imaginário
Communication
Image
Body
Space
Imaginary
Espaco (Arquitetura)
Imagem corporal
Imaginacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Silva, Mauricio Ribeiro da. Imagem e verticalidade: comunicação, cidade e cultura na órbita do imaginário. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4996
Data de defesa: 18-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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