REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: Errância e construção do espaço no cinema moderno: uma leitura da obra de Roberto Rossellini
Autor(es): Leite Neto, Alcino
Primeiro Orientador: Peixoto, Nelson Brissac
Resumo: Este trabalho examina o modo de construção do espaço cinematográfico na obra de Roberto Rossellini e a função da errância dos personagens no sistema de comunicação de seus filmes. A partir da reflexão de Gilles Deleuze em Cinema I A Imagem-movimento e Cinema II A Imagem-tempo, apoiada na filosofia bergsoniana do tempo e na teoria peirceana dos signos, esta dissertação analisa como a deriva e a perambulação do personagem no espaço diegético dos filmes constituem um elemento decisivo para o rompimento com o realismo clássico, a fundação das formas modernas do cinema e a abertura da linguagem audiovisual para um campo novo de expressão. Diretor ainda pouco estudado no Brasil, Rossellini ganha importância e atualidade para o cinema nacional no momento em que este se volta com tanta ênfase para o documentarismo, o filme de viés social e as experimentações artísticas que mesclam o legado cinematográfico com a novidade das mídias digitais. A análise da obra de Rossellini, na perspectiva deleuziana, permite demonstrar como a captação da realidade em seu cinema é parte de um sistema complexo de linguagem, que nada tem de intuitivo ou improvisado. Este sistema é constituído de verdadeiras cartografias mentais , que resultam de uma reflexão elaborada a respeito dos ambientes e de sua transformação em linguagem e signos cinematográficos. Na obra rosselliniana, a figura do personagem errante, à deriva em espaços cuja totalidade se fragmentou ou se desumanizou, aponta para a busca de um novo elo do homem com o mundo, de um novo vínculo do cinema e das mídias audiovisuais com a realidade
Abstract: This dissertation examines the construction of the cinematographic space in the work of Roberto Rossellini and the role of the wandering of the characters in the communication system of films. With basis on the considerations of Gilles Deleuze in Cinema I Movement-Image and Cinema II The Time-Image, we shall analyse the manner by which the perambulation and drifting of the character in the films diegesis consist in a decisive element of rupture with classic realism, the foundation of the modern forms of cinema and the opening of audiovisual language to a new field of expression, starting from the cinematographic signs. Although Rossellini is a not much studied director in Brazil, he gains importance and contemporaneity in national cinema at a moment in which our cinema emphasises documentaries, films with a social trait and the artistic experiments which blend the cinematographic heritage and the novelty of digital medias. The analysis of Rosselini s work from a deleuzian perspective allows us to demonstrate how the grasp of reality in his cinema is part of a complex language system, not in the least intuitive or improvised. This system is made up of real mental cartographies , resulting from an elaborate reflection on the environments and their transformation into cinematographic language and signs. In the rossellinian work, the figure of the wandering character, adrift in spaces which have been totally fragmented or dehumanised, points out to the search of a new relation between man and the world, a new link which joins the cinema and the audiovisual medias with reality
Palavras-chave: Rossellini
Neo-realismo
Cinema moderno
Errância
Espaço cinematográfico
Neorealism
Deleuze
Wandering
Cinematographic space
Modernity
Rossellini, Roberto -- 1906-1977 -- Critica e interpretacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Leite Neto, Alcino. Errância e construção do espaço no cinema moderno: uma leitura da obra de Roberto Rossellini. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4992
Data do documento: 17-Dez-2007
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