REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Regiane Caminni Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732301H0por
dc.contributor.advisor1Machado, Irene de Araujo-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:16:34Z-
dc.date.available2007-12-11-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.citationSilva, Regiane Caminni Pereira da. Atuante das mídias: o ator como linguagem na comunicação mediada. 2007. 180 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4969-
dc.description.resumoEsta tese trata do problema da representação como linguagem de atuação nos gêneros da comunicação mediada. Tem como objetivo principal compreender a semiose da representação que não se limita ao contexto artístico, mas que propõe uma extensão e expansão a contextos comunicativos. A investigação concentra-se nas produções que configuram apresentadores, telejornalistas, atores em publicidade e pessoas que são notícias como atuantes das mídias, na contemporaneidade brasileira, no período de 1999 a 2007, em gêneros do entretenimento, informativo e publicitário. Preocupa-se em distinguir atuantes produzidos para o mercado de mídias daqueles que são processados por relações com a cultura. Tem como ponto de partida a televisão como medida de representação para outros meios, como o jornal impresso e a mídia exterior, no sentido de que estas mídias refletem a representação televisual. Discute o ator, a ficção, a paródia e a performance como linguagens modelizantes da cultura que configuram os atuantes das mídias. A problemática é tratada sob a abordagem da semiótica da cultura, segundo os estudos do eixo Tártu- Moscou. O procedimento metodológico para a investigação concentra-se nos processos de recodificação, baseados nas idéias de Roman Jakobson e de modelização e textos culturais de Iúri Lótman e Boris Uspenskii. Como articulação teórica, a percepção dos meios de comunicação como ambiências, tem a abordagem sobre cultura de massas de Edgar Morin e o conceito de cultura das mídias de Lucia Santaella. Patrice Pavis, Marvin Carlson, Algirdas J. Greimas e Paul Zumthor são autores referenciais para a compreensão do ator e performer como linguagem. O desenvolvimento do conceito de atuante das mídias, como um híbrido de ator, performer, personagem, ou que pode variar ora por um ora por outro, foi fundamental para perceber que, no universo de mídias, encontramos um atuante-produto e um atuante-processo. O primeiro pode levar a uma degeneração do conceito de ator em detrimento das finalidades do mercado. E o segundo pode ser capaz de promover a semiose cultural, consagrar o ator como linguagem e ressaltar a importância da performance nos processos comunicativos e culturaispor
dc.description.abstractThis thesis addresses the issue of representation as a performative language agent in the media communication genres. The main objective is to understand the semiosis of representation, not limited to the artistic context, as well to propose an extension and expansion of the communicative context. This study focuses on productions that configure performers, news casters, commercial and advertising actors, and well-known media characters as media agents, in contemporary Brazilian culture between 1999 and 2007, among the entertainment, news, and advertising genres. This work distinguishes between media agents produced for the media market and those processed by cultural relations. One of the primary assumptions of this work is that television is the privileged paradigm that defines other media, such as printed news media and non-mainstream media in that these media reflect the tele-visual paradigm. This work discusses the actor, fiction, parody and performance as modelling languages of the culture that configures the media agents. The issue is discussed under the approach of culture semiotics, according to studies from Tartu-Moscow School. The methodological procedure of this investigation focuses on the process of recodification based on the work Roman Jakobson and the modelling and cultural texts of Yuri Lotman and Boris Uspenskii. In regards to the theoretical foundation, the perception of the media as ambience is informed by Edgar Morin s theory of mass culture as well as the culture of media described by Lucia Santaella. Patrice Pavis, Marvin Carlson, Algirdas J. Greimas and Paul Zumthor are referenced to understand the actor and performer as language. The concept of the media agent as a hybrid of actor, performer and character, which can be positicioned in one or all three roles is essential for perceiving that in the media universe, we can find a product-agent or a process-agent. The first can degenerate the concept of actor, detrimental to the market demands. The second can be capable of promoting the cultural semiosis as well as valorizing the actor as language, emphasizing the importance of performance in communicative and cultural processeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13781/Regiane%20Caminni%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectSemiosepor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectPerformativeeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectSemiosiseng
dc.subjectActoreng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectAtorespor
dc.subjectRepresentacao (Atores)por
dc.subjectDesempenho (Arte)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleAtuante das mídias: o ator como linguagem na comunicação mediadapor
dc.title.alternativeMedia agent: the actor as language in media communicationeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regiane Caminni Pereira da Silva.pdf4,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.