REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChen, Luciana-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:16:12Z-
dc.date.available2007-06-26-
dc.date.issued2007-05-15-
dc.identifier.citationChen, Luciana. O desenho estampado das interações: gravador e curador / mostra e público. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4895-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a curadoria da exposição O desenho estampado a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim , apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo de julho a agosto de 2005. A mostra reuniu mais de 250 obras em gravuras, pinturas e esculturas do artista datadas de 1961 a 2005, juntamente com textos verbais do curador Claudio Mubarac, da crítica de arte Aracy Amaral e do poeta, gravador e escultor Alberto Martins. A proposição desse recorte é guiada pelos processos comunicacionais empregados pelo curador para pôr em evidência o fazer particular da gravura nos mecanismos de visibilidade edificados na obra do artista Jardim que, no conjunto selecionado, integraram a mostra. Nossa hipótese de base é de que o visitante apreendeu a significação da exposição orientado pelos procedimentos de manipulação e programação realizados pelo curador e que para tal, esse último evidencia um contrato interacional sensível por procedimento de ajustamento com a obra do artista. O discurso da curadoria foi analisado com base na semiótica discursiva desenvolvida em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. Explora-se a curadoria como uma rede comunicacional, cujo discurso é construído pelas intersecções com o discurso do artista. No entanto, como textos independentes, esses também se interseccionam, e desenvolvem-se pela intertextualidade as marcas da temporalidade do fazer da gravura, que são concretizadas na espacialidade da arquitetura da Pinacoteca e trazem as marcas da actorialidade que, na relação com as demais dimensões enunciativas, montam uma interação do visitante com duas identidades que se propõem em exibição: a do gravador e a do curador da obra gráfica. Ao longo do desenvolvimento do interdiscursivo e do intertextual, além da problemática da identidade versus alteridade entre curador-gravador e gravador-artista, estudou-se a situação comunicativa que curadoria e obra estabelecem com o público visitante. IV Essa articulação entre regimes de sentido e regimes de interação encontrou sua fundamentação na sociossemiótica de Eric Landowski, que, igualmente, nos fez reafirmar que a teoria e metodologia semiótica são definidas no ato de investigação do objeto de estudo. A relevância desse estudo para os trabalhos curatoriais de mostras artísticas reside em sublinhar a importância da articulação entre o inteligível e o sensível para a construção de um discurso curatorial que possibilita a compreensão da totalidade de um fazer artístico, objetivando a explicitação deste. Desse modo, viabiliza ao público apreender e aprender os processos comunicacionais das mostraspor
dc.description.abstractThis research has as study object the curatorship of the exhibition O desenho estampado a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim , presented in Pinacoteca do Estado de São Paulo from July to August 2005. The show congregated more than 250 works among engravings, paintings and sculptures from 1961 to 2005, with verbal texts by the curator Claudio Mubarac, the art critic Aracy Amaral and the poet, engraver and sculptor Alberto Martins. The proposal of this clipping is guided by the communicational processes used by the curator to evidence the particular making of the engraving in the mechanisms of visibility built in the work of the artist Jardim that, in the selected set, had integrated the exhibition. The base of our hypothesis is that the visitor apprehended the meaning of the exhibition guided by the procedures of manipulation and programming carried out by the curator and that for such, he evidences a sensible interactional contract by the procedure of adjustment with the work of the artist. The speech of the curator was analyzed on the basis of the structural semiotics developed around the work of Algirdas Julien Greimas. The curatorship is explored as a communicational net, in which the speech is constructed by the intersections with the speech of the artist. However, as independent texts, they also intersect, and they develop the marks of the temporality of making the engraving through intertextuality, that are materialized in the spaciality of Pinacoteca architecture and bring the marks of the actoriality that, in the relation with the others enunciatives dimensions, assemble an interaction of the visitor with two identities offered in exhibition: the one of the engraver and the one of the curator of the engraving work. During the development of the interdiscursive and the intertextual sphere, beyond the problematic of the identity versus alterity between curator-engraver and artist-engraver, the communicative situation that curatorship and artwork establish with the visiting public has been studied. This articulation between regimes of sense and regimes of interaction found its basis in the sociosemiotics of Eric Landowski, who, equally, has made us reaffirm that the theory and semiotics methodology are defined in the investigation act of the study object. The relevance of this study for the curatoriships of artistic exhibitions lays on underlining the importance of the joint between the intelligible and the sensible for the construction of a curatorial speech that makes the understanding of the totality of an artistic making, objectifying its explicitation. In this way, it makes possible the public s apprehension and learning the exhibition s communicational processeseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13639/Luciana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectcuradoria (Claudio Mubarac)por
dc.subjectgravura (Evandro Carlos Jardim)por
dc.subjectsociossemióticapor
dc.subjectprocedimentos de programaçãopor
dc.subjectmanipulaçãopor
dc.subjectajustamentopor
dc.subjectcommissaire d´exposition (Claudio Mubarac)eng
dc.subjectgravure (Evandro Carlos Jardim)eng
dc.subjectsocio-sémiotiqueeng
dc.subjectprocédures de programmationeng
dc.subjectmanipulationeng
dc.subjectajustementeng
dc.subjectJardim, Evandro Carlos -- 1935- -- O desenho estampado -- Exposicaopor
dc.subjectMubarac, Claudio -- 1959-por
dc.subjectGravurapor
dc.subjectAnalise do discursopor
dc.subjectSemiotica -- Aspectos sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO desenho estampado das interações: gravador e curador / mostra e públicopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana.pdf
  Restricted Access
7,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.