REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorFarias, Vânia Penafieri de-
dc.contributor.advisor1Motta, Leda Tenorio da-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:15:59Z-
dc.date.available2016-02-04-
dc.date.issued2006-10-20-
dc.identifier.citationFarias, Vânia Penafieri de. A construção de conceitos nas peças publicitárias sobre automóveis: Um estudo sobre a interferência cultural na geração de mensagens. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4850-
dc.description.resumoO estudo está voltado ao exame da construção semiótica de conceitos de animização e de superdimensionamento do tempo e do espaço, nas mensagens de automóveis de peças publicitárias impressas. Como a forma de atuação da publicidade está intrinsecamente relacionada a hábitos culturais e a tendências comportamentais, propõe-se por meio do estudo melhor entendimento das relações sígnicas que se formam a partir de interferências culturais. A pesquisa partiu das hipóteses de que os cenários criados nas peças publicitárias privilegiam, de um lado, a individualidade como conceito gerador de unicidade do automóvel, e de outro, a pluralidade, com a idéia de conquista, de exibição. A outra hipótese diz respeito à idéia de fuga espacial versus fuga simbólica da vida cotidiana urbana. A dissertação foi estruturada de forma a possibilitar: identificação das diversidades presentes no corpus, reflexão acerca das representações do automóvel na sociedade contemporânea e possibilidades dialógicas, a partir do conceito de Mikhail Bakhtin, entre os diversos enunciados presentes nas peças publicitáriaspor
dc.description.abstractThe study is about the examination of the semiotics building of the animal aspect and the superdimension of the time and the space, in the automobile messages on the printed advertising pieces. How the advertinsing is intrinsically related to cultural habits and behaviour tendencies, through the study of better understanding of the signal relations which are formed by cultural interferences. The research has considered the hypotheses of the landscapes created on the advertising pieces take the privilage, from one side, the individuality as a generator concept of the unity of the automobile, on the other hand, the plurality with the idea of achieveness of exhibition. The other hypothesis is about the idea of spacial escape idea versus the simbolic run away of the urban daily life. The paper was structered in a way to make possible: identification of the present diversities in the corpus, thought about the automobile representations in the post-modern society and dialogical possibilities, base don Mikhail Bakhtin concept, among many structures existing on the advertising pieceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13600/COS%20-%20Vania%20Penafieri%20de%20Farias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subjectsemiótica da publicidadepor
dc.subjectpublicidade e culturapor
dc.subjecttempo e espaço nas mensagens publicitáriaspor
dc.subjectadvertisingeng
dc.subjectadvertising semioticseng
dc.subjectadvertising and cultureeng
dc.subjecttime and space on the advertising messageseng
dc.subjectAutomoveis -- Aspectos sociaispor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectPublicidade -- Aspectos sociaispor
dc.subjectPublicidade linguagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA construção de conceitos nas peças publicitárias sobre automóveis: Um estudo sobre a interferência cultural na geração de mensagenspor
dc.typeDissertaçãopor
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