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dc.creatorTavares, Rogério Junior Correia-
dc.contributor.advisor1Santaella, Lucia-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:15:40Z-
dc.date.available2007-08-30-
dc.date.issued2006-06-07-
dc.identifier.citationTavares, Rogério Junior Correia. Videogames: brinquedos do pós-humano. 2006. 319 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4796-
dc.description.resumoVideogames: brinquedos do pós-humano, tem como objetivo mostrar como as novas tecnologias e os atuais meios de comunicação, em especial os videogames, são poderosos modelos interativos de entretenimento, capazes de produzir efeitos cognitivos, ou melhor dizendo: brinquedos, à frente das tecnologias que os precederam, capazes de levar a humanidade rumo à chamada condição pós-humana. Embora muitos autores trabalhem a questão do pós-humano, um quadro teórico para o devido tratamento desse conceito ainda é deficiente. Nossa hipótese é de que esse conceito pode ser mais bem definido por meio da recente expansão que a Teoria dos Sistemas sofreu com o tratamento pessoal dado por Niklas Luhmann, que a releu para as ciências humanas através de sua Systemtheorie. Como tal teoria mostra-se ainda incompleta em alguns pontos, tomou-se mão igualmente da Semiótica de Charles Sanders Peirce, em especial os conceitos de semiose e sinequismo, capazes de suplantar a visão quase dualista que a Teoria dos Sistemas ainda tem por resolver. A partir desse quadro teórico, e de uma visão crítica quanto à utilização leviana do termo pós-humano, este trabalho visa mostrar como essa condição não é apenas uma promessa distante, baseada em tecnologias prometéicas, que talvez nunca venham a se atualizar, mas, sim, que essa condição já está entre nós, e ela vai muito além desse pensamento tecnocrático, pois, se alguma tecnologia pode ser hoje responsabilizada por isso, ela não está distante, pelo contrário, já se encontra em cada sala de estar na forma de um brinquedo: o videogamepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Rogerio Jr Correia Tavares.pdf: 1178967 bytes, checksum: 02387a8569d53213bdd046df5cbe9c76 (MD5) Previous issue date: 2006-06-07eng
dc.description.sponsorshipBolsa Sandwich-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13346/Tese%20Rogerio%20Jr%20Correia%20Tavares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPós-humanopor
dc.subjectCiborguepor
dc.subjectVideogamepor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectGameculturapor
dc.subjectPosthumaneng
dc.subjectCyborgeng
dc.subjectVideogameeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectGamecultureeng
dc.subjectVideogamespor
dc.subjectComputadores e civilizacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleVideogames: brinquedos do pós-humanopor
dc.title.alternativeVideogames: toys of the posth-humaneng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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