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Tipo do documento: Tese
Título: Videogames: brinquedos do pós-humano
Título(s) alternativo(s): Videogames: toys of the posth-human
Autor: Tavares, Rogério Junior Correia
Primeiro orientador: Santaella, Lucia
Resumo: Videogames: brinquedos do pós-humano, tem como objetivo mostrar como as novas tecnologias e os atuais meios de comunicação, em especial os videogames, são poderosos modelos interativos de entretenimento, capazes de produzir efeitos cognitivos, ou melhor dizendo: brinquedos, à frente das tecnologias que os precederam, capazes de levar a humanidade rumo à chamada condição pós-humana. Embora muitos autores trabalhem a questão do pós-humano, um quadro teórico para o devido tratamento desse conceito ainda é deficiente. Nossa hipótese é de que esse conceito pode ser mais bem definido por meio da recente expansão que a Teoria dos Sistemas sofreu com o tratamento pessoal dado por Niklas Luhmann, que a releu para as ciências humanas através de sua Systemtheorie. Como tal teoria mostra-se ainda incompleta em alguns pontos, tomou-se mão igualmente da Semiótica de Charles Sanders Peirce, em especial os conceitos de semiose e sinequismo, capazes de suplantar a visão quase dualista que a Teoria dos Sistemas ainda tem por resolver. A partir desse quadro teórico, e de uma visão crítica quanto à utilização leviana do termo pós-humano, este trabalho visa mostrar como essa condição não é apenas uma promessa distante, baseada em tecnologias prometéicas, que talvez nunca venham a se atualizar, mas, sim, que essa condição já está entre nós, e ela vai muito além desse pensamento tecnocrático, pois, se alguma tecnologia pode ser hoje responsabilizada por isso, ela não está distante, pelo contrário, já se encontra em cada sala de estar na forma de um brinquedo: o videogame
Palavras-chave: Pós-humano
Ciborgue
Videogame
Cibercultura
Gamecultura
Posthuman
Cyborg
Videogame
Cyberculture
Gameculture
Videogames
Computadores e civilizacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Tavares, Rogério Junior Correia. Videogames: brinquedos do pós-humano. 2006. 319 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4796
Data de defesa: 7-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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