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Tipo do documento: Tese
Título: Comunicação e acessibilidade: inclusão social em bibliotecas públicas na era das tecnologias digitais
Autor: Cosmano, Sergio Roberto 
Primeiro orientador: Trivinho, Eugênio
Resumo: O objetivo desta pesquisa de Doutorado é investigar as relações entre os meios de comunicação e a acessibilidade no processo de inclusão social em bibliotecas públicas na era das tecnologias digitais, e observar como se configuram os discursos de acessibilidade em relação às bibliotecas públicas, universitárias e especializadas. Sabe-se que as mídias impressas e digitais, atreladas às tecnologias de informação e comunicação (TICs), podem colaborar para o processo de construção do conhecimento de seus usuários, pesquisadores, trabalhadores e pessoas com deficiência. Nas diretrizes das bibliotecas públicas, a gestão em serviços pode contribuir com a aprendizagem em todo o processo de desenvolvimento humano, facilitando o acesso e o uso da informação. Para que o ambiente de pesquisa atenda às necessidades e às expectativas dos seus usuários, as fontes disponíveis devem ser claras, de interface adequada, de usabilidade e interatividade satisfatórias e com acessibilidade facilitada. Quanto aos conteúdos, cumpre que a informação seja qualitativa, pertinente e relevante. Diante disso, procura-se responder à seguinte questão: como a comunicação interativa nas bibliotecas públicas, universitárias e especializadas contribui para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao capital cognitivo disponível em seus ambientes midiáticos? Como objeto de pesquisa, visa-se estudar a relação entre os meios de comunicação interativos e a acessibilidade no processo de inclusão social em bibliotecas públicas, tomando como exemplos fundamentatórios os casos comparativos entre algumas bibliotecas públicas, universitárias e especializadas. A pesquisa apurou a hipótese de que o acesso por meio dos ambientes físicos e midiáticos, muitas vezes, não se concretiza ou somente atende a necessidades parcialmente, porque tais ambientes não estão adequados. Um eventual gap entre os meios de comunicação poderá comprometer ainda mais esse acesso e a transmissão das informações. Portanto, tais lacunas devem ser superadas, para que seja possível passar de um ambiente real para o ideal em matéria de acessibilidade. Para fundamentar a pesquisa, serão articulados os seguintes autores: Lucia Sfez (1990), Luís Milanesi (1991), Paul Virilio (1993), David Harvey (1994), Eduardo Moresi (2000), Pierre Lévy (2000), Jennifer Rowley (2002), Maria Borges (2003), Yves Le Coadic (2004), McLuhan (2005), García Lopez (2007); Eugênio Trivinho (2007), Néstor Canclini (2008), Silvana Cambiaghi (2008) e João Ribas (2011), entre outros. O trabalho permitiu compreender as variáveis ambientais, informacionais e tecnológicas que interferem no acesso das pessoas com deficiência em busca de informação para sua formação cultural e profissional, a fim de gerar conhecimento e saber a respeito de si próprias e para transmiti-los a outros
Abstract: The purpose of this Doctoral research is to investigate the relationships between the means of communication and the accessibility of the social inclusion process in public libraries in the age of digital technologies, and to analyze the discourse about accessibility as it pertains to public, academic and specialized libraries. It is known that the printed and digital media, linked to information and communication technologies (ICTs), can collaborate in the process of knowledge construction of its users, researchers, workers and people with disabilities. In the guidelines of public libraries, management services can contribute to learning throughout the process of human development, facilitating access to and use of information. For the research environment to meet its users needs and expectations, available sources must be clear, with an adequate interface, usability, satisfactory interactivity, and easy accessibility. As for content, the information must be qualitative, pertinent and relevant. In view of the above, we seek to answer the following question: How does interactive communication in public, academic and specialized libraries contribute to ensure that people with disabilities have access to the cognitive capital available in their mediatic environments? The subject of this research is the relationship between interactive media and accessibility to the process of social inclusion in public libraries, using comparative cases between several public, university and specialized libraries as fundamental examples. This research investigated the hypothesis that access through physical and mediatic environments is often not possible, or only partially meets special needs, because such environments are inadequate. A possible gap between the means of communication could further hinder this access and the transmission of information. Therefore, such gaps must be overcome, so that it is possible to pass from a real environment the ideal one in terms of accessibility. To underpin my arguments, the following authors will be cited: Lucia Sfez (1990), Luís Milanesi (1991), Paul Virilio (1993), David Harvey (1994), Eduardo Moresi (2000), Pierre Lévy (2000), Jennifer Rowley (2002), Maria Borges (2003), Yves Le Coadic (2004), McLuhan (2005), García Lopez (2007); Eugênio Trivinho (2007), Néstor Canclini (2008), Silvana Cambiaghi (2008) and João Ribas (2011), among others. This work enabled an understanding of the environmental, informational and technological variables that interfere in the access of people with disabilities to information they seek for their cultural and vocational education, in order to generate knowledge and gain insights about themselves and to transmit them to others
Palavras-chave: Acessibilidade
Bibliotecas Públicas
Cibercultura
Comunicação
Inclusão social
Tecnologias Digitais
Accessibility
Public libraries
Cyberculture
Communication
Social inclusion
Digital technologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Cosmano, Sergio Roberto. Comunicação e acessibilidade: inclusão social em bibliotecas públicas na era das tecnologias digitais. 2015. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4768
Data de defesa: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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