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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4749
Tipo do documento: Dissertação
Título: O consumidor do futuro: a ação da publicidade e da propaganda televisiva sobre o público infantil
Autor: Fernandes, Fernanda Idalino 
Primeiro orientador: Cesarotto, Oscar Angel
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a ação da publicidade e da propaganda televisiva sobre o público infantil, tendo como corpus quatro anúncios, de trinta segundos cada, veiculados na TV aberta. Todos se apropriam da imagem ou do depoimento de crianças, mascotes e personagens infantis, com o intuito de criar uma identidade e aumentar a afetividade com o target, para assim obter resultados positivos para as organizações anunciantes. A análise dos filmes tem como base teórico-metodológica a semiótica peirceana, enquanto que, para o enfrentamento da questão da influência dos discursos publicitários e da propaganda sobre o público infantil, são mobilizados recursos da psicanálise freudolacaniana, através dos conceitos de inconsciente e de Outro, como ideal simbólico e voz que legitima os fundamentos das funções mercadológicas, comuns na publicidade, e ideológicas, característicos da propaganda, ambos presentes em tais mensagens. A partir das análises, evidenciam-se as consequências que podem acarretar na vida dos pequenos, tais como o consumo desenfreado, a erotização precoce, obesidade, alcoolismo, agressividade e stress familiar; como também, mudança de comportamento. O resultado levantado é uma amostra de como a sociedade atual representada na mídia lida com a criança, enquanto consumidora do futuro
Abstract: This work has as objective to investigate the action of television advertising and propaganda on child audience. The corpus is composed by four announcements of thirty seconds each, broadcasted on open television. All of them take hold of children s image or testimony, mascots and children s characters, aiming to create an identity and augment affectivity with the target, so that they can obtain positive results to the organizations behind the announcements. The films analysis has Peirce s semiotics as theoretical and methodological basis. For the confrontation of the topic of advertising and propaganda discourses on child audience, resources of Freud and Lacan s psychoanalysis are mobilized through the concepts of unconscious and of Other, as symbolic ideal and voice that legitimates the fundamentals of marketing functions, which are common in publicity, and the ideological ones, typical to propaganda. Both of them are present in such messages. From the analysis are pointed out the consequences that may happen on children s life such as wild consumption, premature sexualization, obesity, alcoholism, aggressiveness and familiar stress; as well as behavior changes. The raised result is a sample of how nowadays society as represented on media deals with the child, while a future consumer
Palavras-chave: Consumo infantil
Semiótica Peirceana
Publicidade
Propaganda
Semiótica psicanalítica
Sedução e persuasão
Children s consumption
Peirce s semiotics
Advertising
Propaganda
Psychoanalysis semiotics
Seduction and persuasion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Fernandes, Fernanda Idalino. O consumidor do futuro: a ação da publicidade e da propaganda televisiva sobre o público infantil. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4749
Data de defesa: 11-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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