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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Villavicencio, Pablo Souza de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244431Z3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Leão, Lucia Isaltina Clemente | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:15:23Z | - |
dc.date.available | 2016-02-04 | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.citation | Villavicencio, Pablo Souza de. Cineinstalações e o processo de criação no atravessamento dos espaços em ambientes audiovisuais e interativos: uma cartografia de poéticas experimentais. 2015. 249 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4745 | - |
dc.description.resumo | A presente tese de doutorado propõe e analisa uma tendência audiovisual contemporânea que denominamos: cineinstalação. Analisamos projetos que problematizam as relações entre espaço, audiovisual e espectador (interator), que compõem os ambientes artísticos. Privilegiamos as construções do espaço nos deslocamentos corporais e na gestualidade dos interatores, tal como, as temporalidades do audiovisual e a interatividade, enfocando a relação humano-máquina. As cineinstalações compreendem: a) o cinema multitelas, inventado por Abel Gance, no filme Napoleão (1927); b) os ambientes imersivos, por exemplo, o Movie-drome (1963-65), de Stan VanDerBeek; c) ambientes imersivos e interativos, por exemplo, Place Ruhr (2000), de Jeffrey Shaw. Alguns conceitos discutidos na tese são: o banco de dados como forma cultural característica das mídias digitais; a montagem espacial, que substitui o modo sequencial de montagem do cinema tradicional (Manovich); os transcinemas (Maciel) e o cinema em trânsito (Parente); a arte da instalação de Claire Bishop; a estética da interatividade na arte digital, de Katja Kwastek; e os ambientes artísticos e a lógica estético-tecnológica, de Frank Popper. E no trajeto de leitura arqueológica das cineinstalações, buscamos as origens dos ambientes imersivos, a partir da ideia de Arte Virtual (Grau). A metodologia compreende: a) revisão bibliográfica de textos que discutem as poéticas em ambientes audiovisuais interativos; b) discussão crítica da rede de conceitos que estão em diálogo para a formulação do conceito de cineinstalação; c) pesquisa, seleção e mapeamento de obras, segundo a proposta de cartografia de poéticas de Lucia Leão; d) análise de obras selecionadas. Os resultados alcançados em nossa pesquisa foram: leitura crítica dos conceitos e propostas relacionadas com a linguagem das instalações audiovisuais e interativas, e do cinema expandido (Youngblood); a construção do conceito de cineinstalação; cartografia de projetos experimentais que denominamos como poéticas da cineinstalação; análise dos projetos | por |
dc.description.abstract | This doctoral thesis analyses the contemporary audiovisual trend called cinema installation. It examines a few projects dealing with the relationship between space, audiovisual and spectator (interactor) that make up artistic environments. Equally, it emphasises the building of a space in body movements and interactors gestures, such as the audiovisual temporality and interactivity, focusing on man-machine interface. Cinema installations can include: a) the "multi-screen cinema", invented by Abel Gance, with the film Napoleon (1927); b) immersive environments, e.g., Stan Vandereek s Movie-drome (1963-65), c) immersing and interactive environments, e.g., Jeffrey Shaw s Place Ruhr (2000). Some concepts discussed in this study are: the database as a particuliar cultural form of digital media, the spatial editing, replacing sequential editing from traditional cinema (Manovich); the transcinema (Maciel) and the on-going cinema (Parente). Claire Bishop s art installation; Katja Kwastek s aesthetics of interactivity in digital art,; and Frank Popper s artistic environments and aesthetic-technological logic are also investigated. During the archaeological reading path of cinema installation the origins of immersive environments are considered from a Virtual Art perspective (Grau).The method comprises: a) literature review of texts that discuss poetical forms in interactive audiovisual environments; b) critical discussion of networking concepts that help elaborating the definition of cinema installation; c) research, selection and mapping of works, according to the proposed mapping poetry of Lucia Leão; d) analysis of selected works. The results achieved through the research were: critical reading of the concepts and proposals related to the language of audiovisual and interactive installations, and of expanded cinema (Youngblood); developing a concept of cinema installation; cartography of experimental projects named as cinema installation poetry ; analysis of projects; and finally | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13176/Pablo%20Souza%20de%20Villavicencio.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Processos de criação em ambientes audiovisuais | por |
dc.subject | Cartografia de poéticas experimentais | por |
dc.subject | Cineinstalação | por |
dc.subject | Cinema expandido | por |
dc.subject | Imagem-espaço | por |
dc.subject | Creative processes in audiovisual environments | eng |
dc.subject | Cartography of experimental poetry | eng |
dc.subject | Cinema installation | eng |
dc.subject | Expanded cinema | eng |
dc.subject | Image-space | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Cineinstalações e o processo de criação no atravessamento dos espaços em ambientes audiovisuais e interativos: uma cartografia de poéticas experimentais | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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