REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorMolina Júnior, Sidney José-
dc.contributor.advisor1Nestrovski, Arthur Rosenblat-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:15:19Z-
dc.date.available2007-08-31-
dc.date.issued2006-03-13-
dc.identifier.citationMolina Júnior, Sidney José. O violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. 2006. 351 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4729-
dc.description.resumoEsta tese procura mostrar como ao contrário, por exemplo, dos repertórios pianístico, violinístico e orquestral, cujos cânones formaram-se pouco a pouco desde finais do século XVIII o cânone do violão clássico é um fenômeno do século XX e, como tal, bastante dependente de critérios sonoros fixados por seus intérpretes através de gravações. Em especial, o trabalho destaca a Era dos LPs (aproximadamente 1950-90) como centro de um processo no qual a escuta de discos parece ser ao menos tão importante quanto a edição de partituras. Assim, para o violão, a escrita é também som, e as músicas são antes de tudo os músicos. Há, portanto, fortes analogias entre o processo de ascensão e estabilização do instrumento no cenário internacional de concertos e o desenvolvimento conceitual do disco, que caminha do LP Recital , simulacro da performance ao vivo, para o LP Obra , influenciado pela performance historicamente informada e espécie de simulacro sonoro da partitura editada. Dois artistas centrais para esse processo são estudados no trabalho: o espanhol Andrés Segovia (1893-1987) e sobretudo o inglês Julian Bream (1933), cuja larga obra fonográfica lançada durante a segunda metade do século XX analisamos contra o pano de fundo das gravações realizadas por Segovia na primeira metade do século. Para tanto, autores como Dahlhaus, Adorno, Lotman, Said e especialmente Bloom fornecem ferramentas conceituais decisivas para a fundamentação teórica da pesquisa. A partir desses pressupostos, dividimos nosso estudo crítico da discografia de Julian Bream em três momentos: as origens poéticas, onde predomina o desvio em relação a Segovia; o período médio, caracterizado pela constituição de uma voz própria independente; e a fase de maturidade, onde ocorre a desleitura do precursor. Nesse percurso, o trabalho realiza também um minucioso levantamento das gravações dos dois intérpretes e recupera o contexto original de seus discospor
dc.description.abstractThis thesis shows how the classical guitar canon is a phenomenon of the twentieth century in contrast, for example, with the piano, violin and orchestral repertoires, whose canons had been formed step by step since the end of the eighteenth century and dependent as such on the criteria fixed by its interpreters through the medium of sound recording. The project highlights especially, the Age of LPs (1950-90) as the central part of a process where the act of listening to recordings seems to be as important as the edition of music scores. So, for the guitar, the writing is also a sound, and the music is primarily the musicians. Therefore, there are important analogies between the ascension and stabilization of the instrument in the international concert scene and the conceptual development of the recordings, which moves from the Recital LP , simulacrum of live performance, to the Art Work LP , influenced by the historically informed performance and constituting a kind of sound simulacrum of the edited music score. Two important artists who contributed to this process are studied here: Andrés Segovia (1893-1987) and mainly Julian Bream (1933), whose wide phonographic work, released during the second half of the twentieth century, has been analyzed in contrast with the recordings made by Segovia in the first half of the century. Taking that into consideration, authors such as Dahlhaus, Adorno, Lotman, Said and especially Bloom provide decisive conceptual tools for the thesis. Based on this theoretical approach, our study of Juliam Bream s discography has been divided into three moments: the poetical origins (the swerving from Segovia); the middle period (constitution of an independent voice); and the late phase ( misreading of the precursor). The thesis also includes a detailed research of the recordings made by both interpreters and it restores the original context of their albumseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12733/O%20Violao%20na%20Era%20do%20Disco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterpretação musicalpor
dc.subjectMusical performanceeng
dc.subjectRecordingeng
dc.subjectJulian Breameng
dc.subjectSegovia, Andres 1893-1987 -- Fonografiapor
dc.subjectBream, Julian 1933- -- Fonografiapor
dc.subjectViolonistaspor
dc.subjectViolaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.titleO violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Breampor
dc.title.alternativeThe guitar in the age of recording: performance and misreading in the art of Julian Breameng
dc.typeTesepor
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