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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4669
Tipo do documento: Tese
Título: Visibilidade mediática, identidade e imaginário infantil na cibercultura: as múltiplas identidades da criança em plataforma virtuais de relacionamento
Autor: Folino Junior, Ariovaldo 
Primeiro orientador: Trivinho, Eugênio
Resumo: A pesquisa tem como objeto as manifestações subjetivas e as alterações de identidade e do imaginário de crianças que acessam plataformas ciberculturais de comunicação e relacionamento. O recorte do corpus abrange perfis e avatares de usuários de 6 a 12 anos em ambientes de simulação, especificamente o Club Penguin, o Dragon City e o City Ville. O objetivo da pesquisa é compreender a relação intrínseca entre subjetividade e visibilidade mediática, considerando as transformações da identidade e do imaginário infantil diante do hiperespetáculo da dissolução do sujeito nas redes sociais. A principal problemática se traduz em duas questões: (a) como pensar os desdobramentos do eu da criança em seus avatares, com suas múltiplas identidades nas plataformas de relacionamento; e (b) como se articula o imaginário infantil nesse contexto. Em função disso, o processo de pesquisa se norteou pelas seguintes hipóteses: (a) a construção contínua de perfis demanda diversas identidades, ressignificando o próprio eu da criança; (b) a projeção de seu eu real na rede faz com que sua constituição passe a ser produção verbal/imagética, o que desreferencia sua identidade; e (c) essas conjunturas levam a uma reconfiguração do imaginário infantil. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica e observação de comportamento em ambientes virtuais segundo a netnografia, com base na qual, mediante ingresso não invasivo nas plataformas citadas, procedeu-se ao levantamento exploratório de perfis e avatares. O quadro teórico de referência baseou-se no pós-modernismo teórico (ANDERSON; BAUDRILLARD; HARVEY; LYOTARD) nas concepções sobre a cibercultura (LEMOS; TRIVINHO) e em reflexões sobre a formação da identidade (BAUMAN; GIDDENS; HALL; LIPOVETSKY; CHARLES), da infância (ARIÈS; POSTMAN), e do imaginário (CASTORIADIS; FELINTO; TRIVINHO)
Abstract: The object of this research is the subjective manifestations and changes in the identity and imagination of children who access cybercultural communication and relationship platforms. The content of the corpus encompasses profiles and avatars of 6 to 12-year-old users in simulation environments, specifically Penguin Club, Dragon City and CityVille. The research objective is to understand the intrinsic relationship between subjectivity and media visibility, considering the transformations of the child s identity and imagination in face of the hyper-spectacle of the dissolution of the individual in social networks. The main problem translates into two questions: (a) how to see the development of the child s self in its avatars, with its multiple identities in relationship platforms; and (b) how the child s imaginary is articulated in this context. Accordingly, the search process is guided by the following hypotheses: (a) the ongoing construction of profiles requires various identities, resignifying the very self of the child; (b) the projection of its real self in the network transforms its constitution into verbal/imagistic production, which dereferences its identity; and (c) this conjuncture leads to a reconfiguration of the child s imaginary. The methodology included a literature review and observation of behavior in virtual environments according to netnography, based on which, by means of noninvasive admission to the cited platforms, an exploratory analysis of profiles and avatars was performed. The theoretical framework of reference was based on theoretical postmodernism (ANDERSON; BAUDRILLARD; HARVEY; LYOTARD), on the concepts of cyberculture (LEMOS; TRIVINHO), and on reflections about the formation of identity (BAUMAN; GIDDENS; HALL; LIPOVETSKY; CHARLES), of childhood and of the imaginary (CASTORIADIS; FELINTO; TRIVINHO)
Palavras-chave: Cibercultura
Redes sociais
Visibilidade mediática
Subjetividade
Identidade
Imaginário infantil
Cyberculture
Social networks
Media visibility
Subjectivity
Identity
Child s imagination
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Folino Junior, Ariovaldo. Visibilidade mediática, identidade e imaginário infantil na cibercultura: as múltiplas identidades da criança em plataforma virtuais de relacionamento. 2014. 102 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4669
Data de defesa: 10-Dec-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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