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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dinâmicas comunicacionais no processo criativo de design de produto: característica e construção da linguagem a partir dos painéis semânticos
Autor: Farias, Marcelo José Oliveira de 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A função comunicacional que os produtos industriais exercem através de uma linguagem não verbal é um dos fatores determinantes no processo de interesse, seja de caráter funcional ou emocional, do sujeito observador em relação a estes. Nesse sentido, o design, além de uma atividade técnica e criativa responsável pela configuração de produtos, é um processo de significação a partir da organização de signos numa estrutura de códigos, que definem a linguagem e mensagem dos produtos. Para que essa comunicação entre produto e observador seja estabelecida, é construído um sistema de linguagem para o design. Partindo dessa premissa, seriam as técnicas de visualização utilizadas no processo de criação, a exemplo dos painéis conceituais ou semânticos, responsáveis por definir a linguagem e mensagem dos produtos industriais? Com a questão fundamental exposta a partir do objeto de estudo, surgem outras indagações que colaboram para fundamentar e compor o limite desta pesquisa. (1) Como é construído e organizado o sistema de signos que constitue a linguagem do design do produto?; (2) Quais as regras que orientam a definição dessa linguagem no percurso criador?; e, (3) Quais as dinâmicas comunicacionais estabelecidas a partir dos painéis visuais e semânticos? O estudo, portanto, parte da análise dos painéis conceituais ou semânticos desenvolvidos no processo de criação em três escritórios de design industrial: Domus Design, Questto|Nó e Design Connection. Logo, neste trabalho, processo de criação é entendido como trabalho sensível intelectual, descrito como movimento falível com tendência, sustentado pela lógica da incerteza, englobando a intervenção do acaso e abrindo espaço para a introdução de novas ideias. Assim, a base teórica e metodológica desta pesquisa é orientada pela crítica de processo desenvolvida pela professora Dra. Cecília Salles combinada, em diálogo, com um quadro teórico de referências do design representado por Bernhard Burdek, Gui Bonsiepe, Mike Baxter e Rafael Cardoso, bem como com o campo da comunicação e semiótica estudado por Edgar Morin, Lúcia Leão, Lucrécia Ferrara e Lúcia Santaella
Abstract: The communicational function that industrial products have through non-verbal language determines the interest process which may have a functional or emotional point of view from the observer. Besides a technical and creative feature, design is also responsible for the configuration of products. Design means a signification process from the organization of signals in a structure made of codes which characterizes the language and the message of a product. The language system is necessary for design so that this communication between the observer and the message of the product will be established. From this perspective, can we consider the visual techniques used in the creation process, such as conceptual or semantic panels, responsible to determine the language and message of industrial products? From the fundamental question of the object of study, other questions come up and certainly help the basis necessary to limit this research. (1) How are the signal systems, which form the design language of the product, constructed and organized? (2) Which rules guide the definition of this language in the creation process? And (3) Which are the communicational dynamics set from the visual and semantic panels? This study, thus, is based on the analysis of conceptual and semantic panels developed in the creation process of three industrial design offices: Domus Design, Questto|Nó and Design Connection. In this piece of work the creation process is taken as intellectual and sensitive, described as a fallible process with tendency, sustained by the uncertainty logics and involving random intervention. It also opens up for the introduction of new ideas. The theoretical basis of this research is oriented by the process criticism developed by PhD Cecília Salles, which merges with a theoretical board of design represented by Bernhard Burdek, Gui Bonsiepe, Mike Baxtere Rafael Cardoso, as well as communication and semiotics field by Edgar Morin, Lucia Leão,Lucrécia Ferrara and Santaella
Palavras-chave: Comunicação
Design de produto
Painéis semânticos
Processo de criação
Crítica de processo de criação
Communication
Product design
Semantic panels
Creation process
Creation process criticism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Farias, Marcelo José Oliveira de. Dinâmicas comunicacionais no processo criativo de design de produto: característica e construção da linguagem a partir dos painéis semânticos. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4587
Data de defesa: 11-Dez-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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