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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45529| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Protagonismos negros na literatura infantil brasileira: uma poética das encruzilhadas |
| Autor(es): | Forner, Camila Porto de Ataide |
| Primeiro Orientador: | Cardoso, Elizabeth da Penha |
| Resumo: | O objetivo desse trabalho é contribuir com a relevância dos estudos sobre literatura negra para crianças e a influência que a poética da diversidade oferece para o fortalecimento do protagonismo infantil. Referendada pela necessidade da contextualização com a realidade de diferentes infâncias, a literatura e a poética são campos que tem recebido nos últimos tempos diversos investimentos no que se refere a fundamentação teórica do desenvolvimento infantil e como os marcos de diferenças socioemocionais interferem na formação individual das crianças. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado como referencial teórico a obra Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Rufino (2019), que nos indica o primado de criação da vida partindo de Exu, divindade iorubana, o mantenedor vital da vida, do movimento e da palavra sustenta uma pedagogia das encruzilhadas imbuída de possibilidades de enxergar o mundo é precedido de uma codificação de novas práticas para um novo mundo. Nesse sentido, o breve uso de diferentes aportes teóricos é utilizado de forma a realizar o encontro em encruzilhadas de ideias a fim de relacionar de Exu e as crianças. Para auxiliar na complexidade de compreensão, utilizamos a análise da obra literária A luz de Aisha de Aza Njeri e Luana Rodrigues (2021), demonstrando os diferentes caminhos mobilizadores da lógica de Exu, onde a lógica dicotômica e dualizada do mundo contemporâneo ocidental é descentralizada. Partimos da hipótese de que a literatura negra para crianças, colabora para que o desenvolvimento do protagonismo infantil na sociedade moderna e que por meio da pedagogia das encruzilhadas as crianças em suas diferentes manifestações de infância, podem ter acesso a diferentes eixos culturais relacionados às suas origens, para além da cultura ocidental. Para responder aos diversos mobilizadores, o trabalho foi dividido em três capítulos, onde o primeiro pretende desvelar a denominada lógica exúlica (baseada em Exu), com base em Leda Maria Martins (2023) e Edmilson Pereira (2022), a cultura manifesta em diversidade a partir dos pressupostos de Homi Bhabha (1998), Spivak (2010), Stuart Hall (2006) e Florentina de Souza (2006) e o conceito de pedagogia das encruzilhadas proposto por Luiz Rufino; o segundo capítulo intenta correlacionar a Pedagogia das Encruzilhadas, a literatura para crianças e a Sociologia da Infância que preconizam o lugar social da infância como direito a participação social ativa, sendo necessário o olhar para as individualidades das infâncias e suas diferenças. Recorremos nesse capítulo como principais teóricos Manuel Sarmento (2005), Suely Amaral (2007), Nilma Lino Gomes (2023), Celso Gutfreind (2014), Regina Dalcastagnè (2012) e Maria Aparecida Bento (2016); No terceiro capítulo realizamos a partir da obra Pedagogia das encruzilhadas, de Luiz Rufino, uma mediação literária da obra literária A luz de Aisha, de Aza Njeri e Luana Rodrigues onde o objetivo é demonstrar como a qualidade da literatura negra para crianças materializa o estímulo do desenvolvimento biopsicossocial das diferentes infâncias utilizando também pressupostos teóricos de: Bunseki Fu-Kiau (2024),Eliane Debus (2018), Leda Maria Martins (2021), Kabenguelê Munanga (2024), Jodar e Gomes (2002), Eduardo David de Oliveira (2012), Muniz Sodré (2017) Antônio Bispo dos Santos (2015) e Luiz Maurício de Azevedo (2021) |
| Abstract: | This study aimed to contribute to the relevance of studies on black literature for children and the influence that the poetics of diversity offers for strengthening children's protagonism. Endorsed by the need for contextualization with the reality of different childhoods, literature and poetics are fields that have recently received several investments in terms of the theoretical foundation of child development and how socio-emotional differences interfere in the individual formation of children. For the development of this work, we used as a theoretical reference the book Pedagogia das Encruzilhadas (Pedagogy of Crossroads), by Luiz Rufino (2019), which indicates the primacy of the creation of life starting from Exu, a Yoruba deity, the vital sustainer of life, movement, and speech, who supports a pedagogy of crossroads imbued with possibilities for seeing the world, preceded by a codification of new practices for a new world. In this sense, different theoretical contributions are briefly used to bring together a crossroads of ideas, in order to relate Exu and the children. To assist in the complexity of understanding, we use the analysis of the literary work A luz de Aisha by Aza Njeri and Luana Rodrigues (2021), demonstrating the different mobilizing paths of Exu's logic, where the dichotomous and dualistic logic of the contemporary Western world is decentralized. We start from the hypothesis that black literature for children contributes to the development of children's protagonism in modern society and that, through the pedagogy of crossroads, children in their different manifestations of childhood can have access to different cultural axes related to their origins, beyond Western culture. To respond to the various mobilizers, this work was divided into three chapters, the first of which sought to unveil the so-called exulic logic (based on Exu), based on Leda Maria Martins (2023) and Edmilson Pereira (2022), culture manifested in diversity based on the assumptions of Homi Bhabha (1998), Spivak (2010), Stuart Hall (2006), and Florentina de Souza (2006), and the concept of pedagogy of crossroads proposed by Luiz Rufino. the second chapter sought to correlate the Pedagogy of Crossroads, children's literature, and the Sociology of Childhood, which advocate the social place of childhood as a right to active social participation, requiring a look at the individualities of childhoods and their differences. In this chapter, we drew on the main theorists Manuel Sarmento (2005), Suely Amaral (2007), Nilma Lino Gomes (2023), Celso Gutfreind (2014), Regina Dalcastagnè (2012), and Maria Aparecida Bento (2016). In the third chapter, based on Luiz Rufino's Pedagogia das encruzilhadas (Pedagogy of Crossroads), we conduct a literary mediation of the literary work A luz de Aisha (The Light of Aisha), by Aza Njeri and Luana Rodrigues. We aim to demonstrate how the quality of black literature for children stimulates the biopsychosocial development of different childhoods, also using theoretical assumptions from: Bunseki Fu-Kiau (2024), Eliane Debus (2018), Leda Maria Martins (2021), Kabengele Munanga (2024), Jodar and Gomes (2002), Eduardo David de Oliveira (2012), Muniz Sodré (2017), Antônio Bispo dos Santos (2015), and Luiz Mauricio de Azevedo (2021) |
| Palavras-chave: | Protagonismo negro Ancestralidade Cultura afrobrasileira Exu Infância Black protagonism Ancestrality Afro-Brazilian culture Exu Childhood |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
| Citação: | Forner, Camila Porto de Ataide. Protagonismos negros na literatura infantil brasileira: uma poética das encruzilhadas. 2025. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45529 |
| Data do documento: | 29-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
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