REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalassi, Luciana Boldrini Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222358849462319pt_BR
dc.contributor.advisor1Passarelli, Lílian Maria Ghiuro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1266427942692895pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-19T17:47:51Z-
dc.date.available2025-11-19T17:47:51Z-
dc.date.issued2025-10-01-
dc.identifier.citationGalassi, Luciana Boldrini Teixeira. A devolutiva no ensino da escrita processual de texto dissertativo-argumentativo. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45498-
dc.description.resumoA realidade das aulas de produção textual na escola pública apresenta desafios significativos diante das demandas das avaliações externas e da necessidade de desenvolver a competência escritora dos estudantes, especialmente quando não estão habituados à produção de textos dissertativo-argumentativos. Nesse contexto, esta pesquisa investiga práticas pedagógicas viáveis no âmbito escolar. Diante disso, define-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como a devolutiva pode contribuir para o ensino do gênero dissertativo-argumentativo, segundo a perspectiva da escrita processual em um projeto pedagógico de linguagem? O objetivo geral consiste em analisar a devolutiva atinente às produções textuais dissertativo-argumentativas de alunos da terceira série do ensino médio, conforme a perspectiva da escrita processual, por meio de um projeto pedagógico de linguagem. Os objetivos específicos são: 1) relatar as etapas do projeto pedagógico de linguagem e suas possíveis contribuições para o ensino da escrita processual; 2) identificar, nas produções textuais dos alunos, se a devolutiva contribui para o ensino do gênero dissertativo-argumentativo; 3) apresentar elementos da prática pedagógica que possam ser aprimorados para fortalecer a abordagem processual da escrita. Metodologicamente, adota-se a abordagem qualitativa, com levantamento dos dados realizado por meio de análise documental das produções textuais de três alunos da terceira série do ensino médio, de uma escola estadual de São Paulo, pertencente ao Programa de Ensino Integral. Os textos foram produzidos durante um projeto pedagógico de linguagem desenvolvido em 2023. Os resultados revelaram que os autores das redações analisadas demonstraram evolução no desenvolvimento da escrita do texto dissertativo-argumentativo, conforme parâmetros da tábua de correção utilizada. Essa evolução foi possível porque os alunos desenvolveram o trabalho segundo a perspectiva das etapas da escrita processual, utilizando o projeto pedagógico de linguagem como planejamento da escrita e fonte de informações necessárias para a produção textual. As aulas do componente curricular redação, conduzidas de forma processual, também contribuíram para a construção do conhecimento necessário à escrita dos textos. Conclui-se que o resultado alcançado decorreu, entre outras razões, da mediação docente ocorrida por meio da devolutiva compartilhada, recurso reflexivo e formativo que favorece a aprendizagem ao permitir que o aluno tome consciência do que já aprendeu e do que ainda precisa aprenderpt_BR
dc.description.abstractThe reality of writing classes in public schools presents significant challenges due to the demands of external assessments and the need to develop students' writing skills, especially when they are not accustomed to producing argumentative-discursive texts. In this context, this research investigates viable pedagogical practices in the school environment. Therefore, the following research question is defined: How can feedback contribute to the teaching of the argumentative-discursive genre, from the perspective of procedural writing in a language pedagogical project? The general objective is to analyze feedback related to the argumentative-discursive text productions of third-year high school students, from the perspective of procedural writing, through a language pedagogical project. The specific objectives are: 1) to describe the stages of the language pedagogical project and its potential contributions to the teaching of procedural writing; 2) to identify, in students' written productions, whether feedback contributes to the teaching of the argumentative-discursive genre; 3) to present elements of pedagogical practice that can be improved to strengthen the procedural approach to writing. Methodologically, a qualitative approach is adopted, with data collection conducted through documentary analysis of the written productions of three third-grade high school students from a São Paulo state school, part of the Full-Time Education Program. The texts were produced during a language pedagogical project developed in 2023. The results revealed that the authors of the analyzed essays demonstrated progress in writing argumentative-discursive texts, according to the parameters of the correction board used. This progress was possible because the students developed the work according to the perspective of the stages of procedural writing, using the language pedagogical project as a writing plan and a source of information necessary for writing. The writing classes, conducted in a procedural manner, also contributed to the development of the knowledge necessary for writing texts. It is concluded that the results achieved were due, among other reasons, to teacher mediation through shared feedback, a reflective and formative resource that promotes learning by allowing students to become aware of what they have already learned and what they still need to learnen_US
dc.format.extent146 p.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita processualpt_BR
dc.subjectDevolutivapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico de linguagempt_BR
dc.subjectTexto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.subjectProcedural writingen_US
dc.subjectFeedbacken_US
dc.subjectPedagogical language projecten_US
dc.subjectDissertative-argumentative texten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA devolutiva no ensino da escrita processual de texto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Boldrini Teixeira Galassi.pdf4,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.