REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45027
Tipo: Tese
Título: A avaliação formativa no ensino de leitura a partir do que sinalizam os resultados de avaliações em larga escala
Autor(es): Moreira, Eduardo de Souza
Primeiro Orientador: Passarelli, Lílian Maria Ghiuro
Resumo: Esta pesquisa analisa o papel da avaliação formativa no ensino de leitura, com base na forma como professores de Língua Portuguesa interpretam e utilizam os dados produzidos por avaliações em larga escala. Partimos da hipótese de que, caso os dados oriundos das avaliações em larga escala sejam apropriados com intencionalidade pedagógica, possam vir a constituir-se em ferramenta didática importante, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. Assim, nosso objetivo geral é investigar de que maneira os resultados das avaliações em larga escala, quando analisados sob uma perspectiva formativa, podem contribuir para o aprimoramento do ensino das habilidades de leitura. Como objetivos específicos, busca-se: (1) identificar as estratégias de ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa; (2) analisar a influência das avaliações em larga escala na prática docente; e (3) verificar como os resultados das avaliações em larga são utilizados pelos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em entrevistas semiestruturadas com sete professores. A análise dos dados foi orientada pelos princípios da análise de conteúdo (Bardin, 2016) e articulada a um referencial teórico composto por autores como Cassany (2006), Kleiman (2004, 2016a, 2016b), Koch e Elias (2018), Solé (1998), Fernandes (2008, 2009, 2019a, 2019b), Passarelli (2002, 2011, 2012, 2018, 2020), Santos Guerra (2007), Black e Wiliam (1998, 2009), Luckesi (2011, 2013, 2021), Perrenoud (1999), Alves e Cabral (2015), Bonamino e Souza (2012), entre outros. Os resultados demonstram que, embora os professores reconheçam a importância das avaliações em larga escala, os dados por elas produzidos ainda são pouco explorados como instrumentos de intervenção pedagógica. A ausência de mediação crítica, a escassez de tempo para análise e a falta de formação continuada dificultam sua apropriação efetiva. Dessa forma, ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, confirmou-se a tese de que a efetividade das avaliações em larga escala depende de sua integração a uma cultura formativa que considere a avaliação como parte indissociável do processo de ensino e aprendizagem
Abstract: This study analyzes the role of formative assessment in reading instruction, based on how Portuguese language teachers interpret and use data produced by large-scale assessments. The central hypothesis assumes that, if such data are pedagogically appropriated with intentionality, they can effectively support the development of students’ reading competence. The general objective of the study is to investigate how the results of large-scale assessments, when analyzed from a formative perspective, can support the improvement of reading instruction. The specific objectives are: (1) to identify the reading instruction strategies used in Portuguese language classes; (2) to analyze the influence of large-scale assessments on teaching practices; and (3) to examine how the results of these assessments are used by teachers. This is a qualitative research study, based on semi-structured interviews with seven teachers. Data analysis followed the principles of content analysis (Bardin, 2016) and was grounded in a theoretical framework composed of authors such as Cassany (2006), Kleiman (2004, 2016), Koch and Elias (2018), Solé (1998), Fernandes (2009), Passarelli (2011, 2020), Santos Guerra (2007), Black and Wiliam (1998, 2009), Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Alves and Cabral (2015), Bonamino and Souza (2012), among others. The findings indicate that, although teachers acknowledge the importance of large-scale assessments, the data they produce are still underutilized as tools for pedagogical intervention. The lack of critical mediation, limited time for analysis, and the absence of ongoing professional development hinder their effective use. Thus, over the course of this research, the thesis was confirmed that the effectiveness of large-scale assessments depends on their integration into a formative culture that views assessment as an inseparable part of the teaching and learning process
Palavras-chave: Ensino de leitura
Avaliação formativa
Avaliação em larga escala
Reading teaching
Formative assessment
Large-scale assessment
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Citação: Moreira, Eduardo de Souza. A avaliação formativa no ensino de leitura a partir do que sinalizam os resultados de avaliações em larga escala. 2025. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45027
Data do documento: 25-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo de Souza Moreira.pdf986,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.