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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4479
Tipo do documento: Dissertação
Título: Moda e processos de criação: ações comunicacionais a partir da montagem de looks
Autor: Panisson, Luciane Salete 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A pesquisa aborda a montagem do traje como um processo criativo individual, advindo de um ambiente cultural que permite o consumidor se tranformar em autor ao recombinar produtos por meio de seu uso. Esses comportamentos estão ganhando força e influenciando designers a repensar suas criações, em prol de uma estética proposta pelo usuário e merecem estudos mais aprofundados sobre seus procedimentos de criação. Desta maneira, a compreensão do processo individual de criação dentro da cultura parte dos seguintes questionamentos: Como identificar o processo criativo dos indivíduos na composição de seu traje a partir da leitura de seu uso? Quais as diferenças entre o espetáculo criado pelo usuário da internet e o que efetivamente se observa nas ruas? A elucidação destes questionamentos, objetiva identificar os procedimentos de montagem do traje como um processo de criação na cultura e, a partir desta identificação, discutir como se dá a mudança do fluxo comunicativo de quem produz e recebe mensagens visuais. Como objetivos específicos, busca a detecção dos recursos criativos que as pessoas utilizam na composição de seus trajes e uma leitura visual que auxilie esta observação elaborado a partir dos conceitos de Criação em Rede e Pós-Produção. O aporte teórico que conduz o estudo inicia-se na contextualização da moda e do estilo como processos sociais que possibilitam as autonarrativas (BARNARD, 2006; CRANE 2008; MIRANDA, 2008; ROCHE, 2007, SVENDSEN, 2010, MESQUITA, 2008), por teóricos da cultura que abordam as mudanças de papel dos indivíduos, de usuários para criadores de mensagens visuais por meio do uso dos produtos (CERTEAU, 1994 e LURIE, 1997), sua transformação em sujeitos intercultuais (CANCLINI, 2003) inseridos em meio à cultura mas distinguíveis dela (COLAPIETRO, 1989) e que se transformam em autores (MORACE, 2009) finalizando pelas teorias de Criação em Rede (SALLES, 2008) e Pós-Produção (BOURRIAUD, 2009) que servirão de base para o entendimento da composição do traje como um processo criativo. Partindo da coleta de imagens destes usuarios-criadores no cotidiano das ruas e comparando-as com imagens postadas na internet pelos próprios usuários, de 2010 a 2012, observaram-se procedimentos de construção do traje que permitem um cruzamento entre os recursos criativos utilizados por indivíduos distintos e que acima de um processo criativo inédito ou inovador, revelam estratégias de pós-produção do traje e da imagem
Abstract: This research approaches the building of an outfit as an individual creative process, which happens in a cultural environment that allows the consumer to become the author by matching products through their use. These different kinds of behavior are gaining strengths and influencing designers to rethink their creations, in favor of esthetics proposed by their users, fact that deserves deeper studies about its creation procedures. For this matter, the comprehension of the individual creational process inside culture occurs from the following questioning: How can the creative process of individuals be identified in the composition of their outfit from the perusal of their usage? What are the differences between the spectacle created by internet users and what actually is seen in the streets? The elucidation of this questioning aims to identify the composition procedures of an outfit as a process of creation in culture and, from this identification, discuss how the change in the communicative flow of who produces and who receives visual messages occurs. As specific objectives, this paper searches for the detection of creative resources which people use in the composition of their outfit and the development of a visual reading system that may assist this observation, elaborated from the concept of Networking Creation. The theoretical contribution which leads this study begins in the contextualization of fashion and style as social processes that allow the self-narratives (BARNARD, 2006; CRANE 2008; MIRANDA, 2008; ROCHE, 2007, SVENDSEN, 2010, MESQUITA, 2008), by cultural theoreticians who approach the changes in the roles of individuals from users to creators of visual messages through the use of products (CERTEAU, 1994 e LURIE, 1997), their transformation in intercultural beings (CANCLINI, 2003) inserted into the culture, but distinguished from it (COLAPIETRO, 1989) and that become creators (MORACE, 2009), finalizing with theories of Net Creation (SALLES, 2008) and Post-Production (BOURRIAUD, 2009) which will serve as base for the comprehension of the outfit composition as a creative process. Starting with images of this users-creators day by day in the streets and comparing them to images posted in the web by the users themselves, from 2010 to 2012, procedures of outfit construction that allow the intersection of creative resources used by distinguishes individuals and that, up a new and innovative creative process, reveal post-production strategies of the outfit and the image
Palavras-chave: Comunicação
Processo de criação
Moda
Estilo
Pós-produção
Communication
Creative process
Fashion
Style
Post-production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Panisson, Luciane Salete. Moda e processos de criação: ações comunicacionais a partir da montagem de looks. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4479
Data de defesa: 6-Dec-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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