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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4464
Tipo do documento: Tese
Título: Da representação à apresentação: mudança em fluxo da linguagem publicitária?
Autor: Bekesas, Wilson Roberto 
Primeiro orientador: Ferrara, Lucrécia D'Alessio
Resumo: O objetivo da pesquisa é estudar as características das mudanças na linguagem publicitária, quando se situa sob o impacto das novas tecnologias da comunicação, geradoras do ciberespaço e da cibercultura. São seus objetos de estudo campanhas desenvolvidas no período compreendido entre 1960-1980 e 1990-2010 Lux (1963), Limpol (1978), Gol (2007) e Seda (2008); outras foram lembradas por enfatizar aspectos decorrentes das campanhas principais para análise, como Fox (2010) e Coca-Cola (2010). A pergunta que se procura responder é se a publicidade estaria envolvida num fluxo em que sua linguagem deixa de ser a da representação e passa a ser a da apresentação. Entende-se que sob o exercício de representação, um terceiro, ele/eles , é posto em cena para representar possíveis ou desejáveis aspirações de um consumidor-sujeito que, então, é induzido ao consumo. Como apresentação, diz-se da publicidade que, pressionada diante do cenário de mudanças características da cibercultura, partiria em busca da manutenção do seu status de porta-voz e espelho da sociedade de consumo, aceitando a presença do sujeito como co-participante da ação da comunicação publicitária. Um sujeito-consumidor, em que a ocorrência da inversão dos papéis clássicos do emissor-receptor do meio/mensagem poderia ser compartilhado por ambos. Considera as hipóteses da adesão ou rejeição da publicidade em relação a esse fluxo. A rejeição significando a manutenção da sua função persuasiva como prioritária e a negação do sujeito como participante do texto publicitário. Com a adesão, a publicidade assume a co-participação do sujeito e também a relação de equivalência/transparência com ele. Para fundamentar a tese, houve a procura por autores cujas discussões envolvessem a Cultura e Ambientes Midiáticos como Lucrécia D Alessio Ferrara e Marshall McLuhan; além de outros como Edgard Morin, Zigmunt Bauman, Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky, que priorizam estudos sobre o momento presente sob forte impacto das transformações essencialmente cambiantes como o ciberespaço. A tese mostrou que a mudança em fluxo da linguagem da representação para a da apresentação ocorre, e tem no sujeito-consumidor o vetor que determina seu destino, cabendo à publicidade procurá-lo e apresentar-se em meio ao líquido da sociedade por ambos compartilhado. São, portanto semelhantes em meio à imersão e no uso da sedução como maneira de vir ao mundo da comunicação, compartilhando também da mesma metáfora, a da apresentação
Abstract: The research´s objective is to study the characteristics of the changes of advertising language, when it lies under the impact of new communication technologies, which generate cyberspace and cyber culture. Its study´s objects are campaigns developed in the period between 1960-1980 and 1990-2010 - Lux (1963), Limpol (1978), Gol (2007) and Seda (2008); other campaigns were remembered for emphasizing aspects arising from major campaigns to analysis, such as Fox (2010) and Coca-Cola (2010). The question to be answered is: would the advertising be involved in a flow in which its language ceases to be a representation and becomes the presentation? The understanding is that through the exercise of representation, a third subject, "he / they", is placed on stage to represent possible or desirable aspirations of a subject-consumer that is, then, induced to consumption. On presentation, it is said that advertising, pressed against a backdrop of changing characteristics of cyber culture, would leave in search of maintaining its status as spokesperson and mirror of the consumer society, accepting the presence of the "subject" as a co-participant of the advertising communication´s action. A subject-consumer, in which occurs the reversal of the classical roles of transmitter-receiver of the medium/message, could be shared by both. He considers the assumptions of "membership" or "rejection" of advertising in relation to this flow. The rejection means the maintenance of its persuasive function as a priority and the denial of the subject as a participant in the advertising´s "text". With membership, advertising takes the co-participation of the subject and also the equivalence/transparency relation with him. To give the thesis fundaments, there was a search for authors whose discussions involves Culture and Media´s Environments, such as Lucrécia D Alessio Ferrara and Marshall McLuhan; besides others like Edgard Morin, Zigmunt Bauman, Jean Baudrillard and Gilles Lipovetsky, which prioritize studies on the present moment under the strong impact of essentially changing transformations like cyberspace. The thesis showed that the change in the flow from the representation language to the presentation one occurs, and that the subject-consumer is a vector that determines its fate, while it is advertising´s duty to look it up and introduce itself within the society´s liquid by both shared. Therefore, they are so similar in the midst of immersion and using seduction as a way to come to the world of communication, sharing also the same metaphor, the presentation
Palavras-chave: Contemporaneidade
Comunicação
Imersão
Mediação
Publicidade
Sujeito
Contemporary
communication
Immersion
Mediation
Advertising
Subject
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bekesas, Wilson Roberto. Da representação à apresentação: mudança em fluxo da linguagem publicitária?. 2012. 148 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4464
Data de defesa: 30-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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