REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorAbeche, Daniel Pala-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473021Z0por
dc.contributor.advisor1Trivinho, Eugênio-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:12:22Z-
dc.date.available2012-11-21-
dc.date.issued2012-10-17-
dc.identifier.citationAbeche, Daniel Pala. Comunicação e consumo de música no ciberespaço: o papel do usuário de redes sociais na distribuição e compartilhamento de músicas. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4450-
dc.description.resumoA presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo investigar a relação comunicativa entre usuários do ciberespaço e os arquivos de música disponibilizados nas redes sociais e em plataformas de distribuição e compartilhamento, com lastro de análise das características da cibercultura, da comunicação digital e da chamada mídia livre, que proporciona a circulação sem censura de conteúdos na Web. O objeto de estudo são os modos de apropriação e os objetivos dos usuários na utilização de músicas de terceiros para obtenção de visibilidade própria, bem como as consequências aí operadas para os utilizadores, para os produtores das músicas e para os usuários em geral. A visibilidade citada é calcada em reconhecimento, poder, reputação e alento de sobreposição sobre o alheio na busca de status próprio. Essa temática corresponde hoje a um fenômeno da Web e permanece pouco estudada. O corpus de análise é formado por três plataformas de compartilhamento de arquivos de música, a saber: blip.fm, last.fm e hypemachine.com. Essas plataformas são consideradas importantes e inovadoras redes digitais de compartilhamento de conteúdo musical. A observação e levantamento de dados prevê análise dessas ferramentas e das ações dos indivíduos nelas inseridos, além de extenso levantamento bibliográfico e avaliação crítica, visando conhecer os reais objetivos dos usuários e eventuais consequências para eles, para a música, para seus produtores e para o mercado musical. O problema de pesquisa envolve as seguintes indagações: no compartilhamento e divulgação de músicas realizados no ciberespaço, as redes sociais, impulsionadoras da visibilidade dos usuários, influenciam de que maneira e em que nível as funções desses participantes e dos produtores das obras? Qual o real papel desempenhado pelos usuários nessas redes sociais e suas implicações? O usuário é consciente e conivente com esta função ou a realiza imperceptivelmente? Diante dessa problemática, apresenta-se a hipótese de que o usuário utiliza livremente as músicas e as dissemina através dessas plataformas, ambientes de alta visibilidade mediática, obtendo maior status nesses meios do que o músico produtor da obra, ocorrendo, portanto, uma inversão valorativa de papeis. A fundamentação teórica contemplará (a) os estudos sobre a cibercultura e a pós-modernidade, sobre o fenômeno glocal e da visibilidade mediática, sobre a busca por reconhecimento e sobre a música; (b) os estudos culturais, e (c) as teorias que abrangem as mídias digitais, redes sociais e o mercado musical. Essas teorias fornecem referenciais epistemológicos necessários para a análise do objeto, com destaque para os seguintes autores: Lucien Sfez, Jean Baudrillard, Axel Honneth, Eugênio Trivinho, Lucia Santaella, Paul Virilio, André Gorz e Krishan Kumar. Dessa maneira, almeja-se contribuir para o desenvolvimento de pesquisas sobre a temática na área de Comunicação e para os estudos que abordam a relação entre indivíduos e música no ciberespaçopor
dc.description.abstractThe purpose of this Master Dissertation is to investigate the communicative relationship between users of cyberspace and the music files available on social networks and on distribution platforms and sharing sites, founded upon an analysis of the characteristics of cyberculture, digital communication and so-called free media, which provides the uncensored flow of content on the Web. The object of study are the users modes of appropriation and their objectives in using songs by others to make themselves visible, as well as the consequences of this for music producers and users in general. This visibility is grounded on recognition, power, reputation and the superimposition over others in pursuit of personal status. Today this motif corresponds to a phenomenon specific to the Web which has been little studied. The corpus of analysis consists of three music file sharing platforms, namely: blip.fm, last.fm and hypemachine.com. These platforms are considered major and innovative digital music content sharing networks. The observation and data collection involves an analysis of these tools and of the actions of individuals operating in them, as well as an extensive literature review and a critical assessment aimed at discovering the real objectives of users and possible consequences for them, for music, for its producers and for the music market. The research problem poses the following questions: How and to what extent does sharing and disseminating music in cyberspace, through the social networks that instigate user visibility, influence the functions of these participants and of the producers of these works? What is the real role played by users in these social networks and what are its consequences? Is the user aware of and complicit with this function or does he perform it imperceptibly? In answer to these questions, we propose the hypothesis that the user makes free use of music and disseminates it through these platforms, which are environments with high media visibility, achieving a higher status in these environments than the composer and producer of the work, which points to an inversion in the roles of value. The theoretical rationale is based on (a) studies about cyberculture and postmodernity, the phenomenon of media visibility, the search for recognition, and music; (b) on cultural studies, and (c) on theories that encompass digital media, social networks, cultural studies and the music market, and that provide the necessary epistemological references for the analysis of the object, with special focus on the following authors: Sfez Lucien, Jean Baudrillard, Axel Honneth, Eugenio Trivinho, Lucia Santaella, Paul Virilio, Andre Gorz and Krishan Kumar. Thus, we hope to contribute to the development of research on topics in the area of Communication and to studies that address the relationship between individuals and music in cyberspaceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13179/Daniel%20Pala%20Abeche.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectVisibilidade mediáticapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectMedia visibilityeng
dc.subjectSocial networkingeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectRecognitioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação e consumo de música no ciberespaço: o papel do usuário de redes sociais na distribuição e compartilhamento de músicaspor
dc.typeDissertaçãopor
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