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Tipo do documento: Dissertação
Título: Simulacros de consumidor na comunicação de marca voltada ao público feminino: análise de marcas
Autor: Sousa, Marcelo Suárez de 
Primeiro orientador: Prado, José Luiz Aidar
Resumo: Esta pesquisa examina as estratégias de comunicação adotadas pelas marcas femininas do segmento de beleza e cosmética. Busca-se mostrar como, aparentando contestar os padrões dominantes de beleza, suas publicidades constroem, no lugar das narrativas em torno do corpo perfeito, um simulacro de mulher imperfeita. A hipótese central é a de que, na tentativa de construção de seus mundos possíveis, tais marcas têm como objetivo gerar identificação com o público feminino, apresentando um novo simulacro de consumidor através do compartilhamento e agenciamento de valores sociais mediados pelo consumo. O corpus da pesquisa envolve as marcas Natura Chronos e Dove, em suas campanhas publicitárias produzidas e veiculadas em TV aberta, TV a cabo e revistas, respectivamente nos períodos de 1995 e 2004 até 2012, momento que compreende o lançamento e sustentação das campanhas analisadas. Os principais referenciais teóricos mobilizados para o trabalho de análise do discurso são aqueles trazidos por Andrea Semprini, Jean Marie Floch e Eric Landowsky. Já Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky são bases para uma reflexão sobre as mudanças na beleza feminina e o papel das marcas como operadores culturais nas sociedades contemporâneas. A metodologia de análise dos textos publicitários é a análise discursiva de matriz greimasiana
Abstract: This paper analyzes the communication strategies adopted by women s brands from the beauty and cosmetics segment. It aims to show how, apparently contesting the prevailing standards of beauty, their advertisements build, instead of narratives about the perfect body, a simulacrum of the imperfect woman. The central hypothesis is that, in an attempt to build their possible worlds, such brands have as objective create identification with the female audience, presenting a new simulacrum of consumer through the sharing and brokering of social values mediated by consumption. The corpus of the study involves the brands named Natura Chronos and Dove, and their advertising campaigns produced and ran on free-to-air TV, cable TV and magazines, respectively from 1995 and 2004 to 2012, period that includes the launch and maintenance of the campaigns analyzed. The main theoretical references mobilized for the discourse analysis are those brought by Andrea Semprini, Jean Marie Floch and Eric Landowsky. Zygmunt Bauman and Gilles Lipovetsky, on the other hand, are the basis for a reflection on the changes in feminine beauty and the role of brands as cultural operators in contemporary societies. The methodology used to analyze the advertising copy is discourse analysis of Greimas Square
Palavras-chave: Marca
Publicidade feminina
Simulacro
Identidade
Brand
Female advertising
Simulacrum
Identity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Sousa, Marcelo Suárez de. Simulacros de consumidor na comunicação de marca voltada ao público feminino: análise de marcas. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4445
Data de defesa: 15-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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