Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44382
Tipo: | Dissertação |
Título: | A intertextualidade nas tiras de Armandinho: uma proposta de leitura por meio da linguística textual |
Autor(es): | Testa, Danilo Baptista |
Primeiro Orientador: | Casagrande, Nancy dos Santos |
Resumo: | A inserção dos quadrinhos no ambiente escolar, motivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e reafirmada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem imposto novos desafios aos professores, destacando a necessidade de uma compreensão mais aprofundada de sua linguagem e de seus recursos. Nesse cenário, as tiras de Armandinho, criadas por Alexandre Beck, se destacam por tratar, de forma acessível e ao mesmo tempo profunda, de temas ligados à infância, à sociedade e aos valores humanos. Este trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa “Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa” do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem como foco o desenvolvimento de uma proposta de leitura intertextual para as tiras de Armandinho. A pesquisa parte da constatação de que muitos alunos têm dificuldades em interpretar gêneros textuais que combinam códigos verbais e visuais, problema que se agrava pela falta de estratégias adequadas por parte dos professores do ensino básico. Diante disso, o estudo busca investigar a importância da intertextualidade para a compreensão das tiras cômicas e propor práticas pedagógicas que promovam a leitura crítica e autônoma. Em diálogo com os pressupostos da Linguística Textual (KOCH, 2015, 2018, 2019; CAVALCANTE et al., 2022; RAMOS, 2017, 2019), o trabalho adota uma abordagem teórico-propositiva e culmina na criação de uma sequência didática focada na intertextualidade e na articulação entre os elementos verbais e visuais presentes nas tiras de Armandinho |
Abstract: | The inclusion of comic strips in the school environment, motivated by the National Curriculum Parameters (PCN) and reaffirmed by the National Common Curricular Base (BNCC), has posed new challenges for teachers, highlighting the need for a deeper understanding of their language and resources. In this context, the Armandinho comic strips, created by Alexandre Beck, stand out for addressing, in an accessible yet profound way, themes related to childhood, society, and human values. This research, developed within the research line "Reading, Writing, and Teaching of Portuguese Language" of the Graduate Program in Portuguese Language at the Pontifical Catholic University of São Paulo, focuses on developing an intertextual reading approach for Armandinho strips. The study is based on the observation that many students face difficulties in interpreting textual genres that combine verbal and visual codes, a problem exacerbated by the lack of adequate strategies from elementary school teachers. Therefore, the study aims to investigate the importance of intertextuality for understanding comic strips and to propose pedagogical practices that promote critical and autonomous reading. In dialogue with the principles of Textual Linguistics (KOCH, 2015, 2018, 2019; CAVALCANTE et al., 2022; RAMOS, 2017, 2019), the research adopts a theoretical-propositional approach and culminates in the creation of a didactic sequence focused on intertextuality and the articulation between verbal and visual elements in the Armandinho strips |
Palavras-chave: | Tiras cômicas Leitura intertextual Multimodalidade Ensino de língua portuguesa Linguística textual Comic strips Intertextual reading Multimodality Portuguese language teaching Textual linguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Citação: | Testa, Danilo Baptista. A intertextualidade nas tiras de Armandinho: uma proposta de leitura por meio da linguística textual. 2025. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44382 |
Data do documento: | 21-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danilo Baptista Testa.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.