???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4438
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de criação de vinhetas- a construção da identidade da MTV
Autor: Florentino, Andrea
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Esta pesquisa objetiva contribuir para um melhor entendimento da construção da identidade de uma emissora de televisão, a partir das escolhas feitas no decorrer do processo criativo do design da vinheta. A intenção é compreender e interpretar questões relacionadas às escolhas no decorrer desse processo, sobretudo, no que diz respeito às escolhas feitas pelo designer para esta construção. Para tanto, encontramos nosso arcabouço teórico na crítica genética e nas teorias da tradução intersemiótica. Aborda as relações que se processam entre o designer, a vinheta e o público-alvo da MTV Brasil, enfocando, especialmente, uma série de vinhetas de identificação denominadas Guitar Hero. Esta dissertação apresenta-se em três capítulos. O primeiro é voltado para o design e o modo como ele se instalou na sociedade industrial, passando a ser um movimento tradutório da percepção do artista voltado à comunicação, com o objetivo de torná-la eficiente e adequada a um público específico. No Capítulo 2, apresentamos uma breve trajetória da vinheta e as formas específicas e particulares como ela se apresenta ao público da MTV. Por fim, no Capítulo 3, encontram-se as análises do processo criativo, pelas quais procuramos apreender como o design das vinhetas em questão se adequou à MTV, demonstrando o diálogo entre designer e a obra.
Abstract: This research objectives to contribute for a better agreement of the construction of the identity of a television station, from the choices made in elapsing of the creative process of design of the vignette. The intention is to understand and to interpret questions related to the choices in elapsing of this process, over all, in that it says respect to the choices made for designer for this construction. For in such a way, we find ours structure theoretician in the critical genetics and the theories of the intersemiotic translation. It approaches the relations that if they process between designer, the vignette and the public-target of the MTV Brazil, focusing, especially, a series of vignettes of identification called Guitar Hero. This study is presented in three chapters. The first one is come back toward design and the way as it installed itself in the industrial society, starting to be a movement of translation the perception of the artist directed to the communication, with the objective to become it efficient and adequate to a specific public. In Chapter 2, we present one brief trajectory of the vignette and the specific and particular forms as it presents to the public of the MTV. Finally, in Chapter 3, the analyses of the creative process meet, for which we look for to apprehend how the design of the vignettes in question it adjusted itself to the MTV,demonstrating the dialogue between designer and the work
Palavras-chave: design
vinhetas
MTV Brasil
crítica genética
tradução intersemiótica
MTV (Rede de televisão)
Vinhetas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Florentino, Andrea. Processos de criação de vinhetas- a construção da identidade da MTV. 2004. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4438
Data de defesa: 7-Oct-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_biblioteca.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.