REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Tipo: Dissertação
Título: Planos de texto e argumentatividade: dificuldades na produção e perspectivas para o ensino de textos dissertativo-argumentativos no Ensino Médio
Autor(es): Moraes, Jéssica de Almeida Fernandes
Primeiro Orientador: Marquesi, Sueli Cristina
Resumo: Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, do Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem como tema um estudo sobre o texto dissertativoargumentativo no Ensino Médio, com o foco nos planos de texto e na construção da argumentatividade. As questões que norteiam este estudo são: 1) Como os planos de texto, em seus níveis macro e mesotextuais, e a argumentatividade são construídos em textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos do Ensino Médio? 2) Que estratégias relacionadas a planos de texto, sequências textuais e construção da argumentatividade podem ser propostas para que alunos do Ensino Médio alcancem proficiência na produção do texto dissertativo-argumentativo? Para responder a essas indagações apresentamos como objetivo geral: desenvolver um estudo sobre planos de texto, e construção da argumentatividade em textos dissertativo-argumentativos no Ensino Médio. Deste objetivo geral, decorrem os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar, descrever e analisar o plano de texto e a construção da argumentatividade em textos dissertativoargumentativos produzidos por alunos do Ensino Médio; 2) Propor estratégias destinadas à construção adequada da argumentatividade em textos dissertativo-argumentativos no Ensino Médio. Para responder as questões e atingir os objetivos, tomamos por base os conceitos de planos de texto e seus níveis de análise macro e mesotextual (Adam, 2011, 2019, 2021, 2022; Marquesi, 2017, 2021, 2022, 2023; Marquesi; Cabral; Rodrigues, 2020), de argumentatividade, enfocando o protótipo de sequência argumentativa (Adam, 2011, 201), no âmbito da Análise Textual dos Discursos, bem como de sequência didática, destinada à produção textual (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004; Zabala, 1998). A pesquisa adota a abordagem qualitativa, para que seja possível analisar o corpus, ter uma visão abrangente do desempenho dos alunos e compreender com mais profundidade os aspectos analisados. Os resultados obtidos indicam que alunos do Ensino Médio revelam, na produção de textos dissertativo-argumentativos, dificuldades na elaboração dos planos de texto em níveis macro e mesotextuais, bem como na construção da argumentatividade, e que, com base nos conceitos estudados, é possível propor estratégias para o ensino da escrita do texto dissertativo-argumentativo que levem o estudante do Ensino Médio a trabalhar suas dificuldades de escrita e avançar nesse tipo de produção textual, tanto em contextos acadêmicos como profissionais
Abstract: This dissertation, part of the research line on “Reading, Writing and Teaching on the Portuguese Language" of the Post-Graduate of the Portuguese Language Program from the Pontifical Catholic University of São Paulo focuses on on text plans and the construction of argumentativity. The study seeks to answer the following questions: (1) How are text plans, at macro and mesotextual levels, and argumentativity constructed in argumentative-essay texts produced by high school students? (2) What strategies involving text plans, textual sequences, and the development of argumentativity can be proposed to enhance high school students' proficiency in producing argumentative-essay texts? The general objective is to examine text plans and the construction of argumentativity in high school students' argumentative-essay texts. The specific objectives include: (1) identifying, describing, and analyzing text plans and the development of argumentativity in students' texts; (2) proposing strategies to facilitate the effective construction of argumentativity in argumentative-essay writing at the high school level. Grounded in the theoretical framework of text plans and their macro and mesotextual levels (Adam, 2011, 2019, 2021, 2022; Marquesi, 2017, 2021, 2022, 2023; Marquesi, Cabral & Rodrigues, 2020) and the prototype of argumentative sequences (Adam, 2011), this study draws on Textual Discourse Analysis. Additionally, it incorporates didactic sequences for text production (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004; Zabala, 1998). A qualitative approach was adopted to enable a thorough analysis of the corpus, offering a comprehensive view of students' performance and deeper insights into the observed challenges. The findings reveal that high school students encounter significant difficulties in structuring text plans at macro and mesotextual levels, as well as in constructing effective argumentativity. However, the study demonstrates that, through the application of the analyzed theoretical concepts, it is possible to design strategies that enhance the teaching and learning of argumentative-essay writing. These strategies aim to address students' writing challenges, promoting progress in academic and professional contexts
Palavras-chave: Planos de texto
Argumentatividade
Textos dissertativo-argumentativos
Produção textual
Ensino Médio
Text structures
Argumentation
Argumentative essays
Textual production
High School
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Citação: Moraes, Jéssica de Almeida Fernandes. Planos de texto e argumentatividade: dificuldades na produção e perspectivas para o ensino de textos dissertativo-argumentativos no Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44211
Data do documento: 17-Mar-2025
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