???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKoo, Lawrence Chung-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711696T7por
dc.contributor.advisor1Santaella, Lucia-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:11:14Z-
dc.date.available2011-10-24-
dc.date.issued2011-10-17-
dc.identifier.citationKoo, Lawrence Chung. Web 3.0: impacto na sociedade de serviços uma análise da comunicação contemporânea. 2011. 228 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4339-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a Web 3.0 que está no contexto comunicacional, em especial, no ambiente de mídias sociais. O aparecimento de novos mecanismos de busca e a inovação nas formas de colaboração entre os internautas instigaram-nos a pesquisar o desenvolvimento dessa área. Em especial, estudamos a influência da Ciência de Serviços no mundo digital. Coletamos fatos e analisamos as razões pelas quais o serviço na Web passa a ser o foco das atenções, tanto nas transações econômicas, como nos processos de criação do conhecimento. Dedicamos parte do nosso estudo para o serviço de aprendizagem por ser esse segmento o alicerce do desenvolvimento futuro na Web. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base o capítulo 4 do livro Pesquisa e Comunicação, de Santaella (2004). Os autores principais que fundamentaram este estudo na área da Ciência de Serviços foram Spohrer et al (2007), Maglio et al (2010), e, na área de desenvolvimento da Web, os autores que mais nos inspiraram foram O Reilly (2009), Wheeler (2010), Spivack (2007) e Siemmens (2005). Além dos textos dos autores já mencionados, foram utilizadas as informações dos blogs e dos artigos online de autores ou articulistas especialistas em internet e aquelas coletadas pelo próprio pesquisador na Web, por meio dos sites de colaboração, das redes sociais, dos mecanismos de buscas, do e-commerce, das ferramentas de comunicação, do consumo e cultura no Brasil, como, por exemplo, plataformas Linkedin, Facebook, Google, Twitter e site de compras coletivas Brands Club, Groupon etc. As conclusões obtidas na pesquisa, relativas à tendência da Web para se tornar uma Web de serviços, resultaram da pesquisa bibliográfica e de artigos sobre o estado da arte em relação ao tema sob estudo, e intensa navegação na Web para verificação dos fatos citados acima, no período entre 2007 e 2011. Foi totalmente intencional, por parte do pesquisador, utilizar prioritariamente os livros eletrônicos (quando havia opção entre o impresso e o e-book), sites e blogs dos autores especialistas nos temaspor
dc.description.abstractThis research aims to describe and analyze Web 3.0 in the world of communication, especially in the social media environment. With the emergence of new search engines and innovation in new forms of collaboration among internet users, it challenges us to study the development of this area. In particular, we studied the influence of Science Service in the digital world. We collected facts and analyzed the reasons why the service is to be the focus of attention in Web environment, both in economic transactions, and in processes of knowledge creation. Dedicate part of our study to the learning service for this segment will be the foundation of future development on the Web. The methodology was based on Chapter 4 of the book Research and Communication by Santaella (2004), the main authors who inspired the research in Science Service topics are Spohrer et al (2007), Maglio et al (2010), while in the area of Web development the authors which supported were we based our ideas are Spivack N., (2007) and Siemmens (2005). The theoretical framework used in the thesis has been exemplified with the actual experiences of internet users, myself and my dairy surfing records through social networks, testing search engines, buying goods and services in ecommerce, using communication tools, and finally talking to consumer in Brazil, for example, LinkedIn, Facebook, Google, Brands Club etc. This project was the result of data collection on academic literatures, state of art articles and intensive Web browsing to verify the facts cited above, in the period from 2007 to 2011. It was intentional, by the researcher, to use primarily electronic books (when there was a choice between print and e-book), specialized websites and blogs moderated by experts on research topicseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:11:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lawrence Chung Koo.pdf: 6692647 bytes, checksum: c6742bc4be0ad22c2cb8e80905bfebce (MD5) Previous issue date: 2011-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12570/Lawrence%20Chung%20Koo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWeb 3.0por
dc.subjectWeb de serviçospor
dc.subjectCiência de serviçospor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectInteligência Aumentadapor
dc.subjectWeb 3.0eng
dc.subjectSemantic webeng
dc.subjectService scienceeng
dc.subjectCollaborationeng
dc.subjectAugmented Intelligenceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleWeb 3.0: impacto na sociedade de serviços uma análise da comunicação contemporâneapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lawrence Chung Koo.pdf6,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.