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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42869
Tipo: | Tese |
Título: | A comunicação e a comunicação matemática presentes no quinto ano do Ensino Fundamental e o desenvolvimento do pensamento algébrico |
Autor(es): | Almeida, Cristiane Boneto de |
Primeiro Orientador: | Manrique, Ana Lúcia |
Resumo: | A partir de alterações dos documentos legais que regem as escolas brasileiras, que passam a indicar o ensino de álgebra a partir dos anos iniciais, e dos baixos índices apresentados nas avaliações de larga escala que mensuram as habilidades matemáticas dos estudantes brasileiros, percebemos ser de grande relevância propor investigações que se debruçam a tentar compreender o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, temos como principal objetivo investigar a presença e a utilização da comunicação matemática nas aulas de matemática de uma professora polivalente que leciona para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI). Assim, buscamos responder ao questionamento: qual a presença e utilização da comunicação matemática nas aulas de matemática de uma professora que leciona para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, especialmente em uma proposta envolvendo o ensino-aprendizagem da álgebra? Adotamos como aporte teórico a Teoria da Objetivação (TO), uma teoria educacional histórico-cultural desenvolvida por Luis Radford. Para a produção de dados foram utilizados diferentes métodos de coleta e como base para a análise dos dados, utilizamos o método multissemiótico. Foram observados os diferentes meios semióticos mobilizados pelos estudantes e professora durante a atividade e os dados foram organizados e estruturados em quatro categorias: 1: a comunicação enquanto afeto; 2: o professor reflexivo e seus olhares para uma atividade algébrica; 3: a comunicação matemática na sala de aula: o labor conjunto e o pensamento algébrico; 4: pergunte e escute para se certificar antes de afirmar. A partir das análises de cada categoria, pudemos evidenciar as relações entre a linguagem e a comunicação utilizada pela pesquisadora, com destaque para os processos vividos dentro da escola. Inferimos, também, que a formação da professora e os cursos de formação por ela realizados ainda não permitiram o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento algébrico dela e, consequentemente, suas explorações e ações realizadas conjuntamente com os estudantes não permitiram muitos avanços no desenvolvimento do pensamento algébrico. A partir das interações entre a pesquisadora e a professora também pudemos pensar em possibilidades formativas existentes em investigações dentro da escola que tenham a TO como norteadora dos processos investigativos. Observamos que, muitas vezes, professora e estudantes utilizaram do pensamento aritmético para resolver o desafio de álgebra proposto e percebemos que não houve explorações que os levassem a ampliações. Apontamos, então, que a temática da comunicação matemática e o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente abordando as noções de igualdade e equivalência, podem ser potentes e necessários para outras pesquisas e investigações |
Abstract: | Based on changes to the legal documents governing Brazilian schools, which now mandate the teaching of algebra from the early years, and the low scores presented in large-scale assessments that measure the mathematical skills of Brazilian students, we realize it is highly relevant to propose investigations aimed at understanding the development of algebraic thinking in the early years. In this qualitative research, our main objective is to investigate the presence and use of mathematical communication in the math classes of a generalist teacher who teaches a 5th-grade class in elementary education (EFAI). We seek to answer the question: what is the presence and use of mathematical communication in the math classes of a teacher who teaches a 5th-grade class, especially in a proposal involving the teaching and learning of algebra? We adopt the Theory of Objectification (TO), a historical-cultural educational theory developed by Luis Radford, as our theoretical framework. For data production, different data collection methods were used, and we based our data analysis on the multisemiotic method. The various semiotic means mobilized by the students and the teacher during the activity were observed, and the data were organized and structured into four categories: 1: Communication as affection; 2: The reflective teacher and their views on an algebraic activity; 3: Mathematical communication in the classroom: joint labor and algebraic thinking; 4: Ask and listen to ensure before asserting. From the analysis of each category, we were able to highlight the relationships between the language and communication used by the researcher, with emphasis on the processes experienced within the school. We also inferred that the teacher's training and professional development courses she attended have not yet allowed for the development and enhancement of her own algebraic thinking and, consequently, her explorations and actions carried out jointly with the students did not permit many advances in the development of algebraic thinking. From the interactions between the researcher and the teacher, we also identified potential formative opportunities within school-based investigations that use TO as a guiding framework for investigative processes. We observed that, often, the teacher and students used arithmetic thinking to solve the proposed algebra challenge and noticed that there were no explorations leading to broader understandings. We suggest that the theme of mathematical communication and the development of algebraic thinking in the early years, especially addressing the notions of equality and equivalence, can be potent and necessary for further research and investigations |
Palavras-chave: | Comunicação matemática Álgebra Anos Iniciais Teoria da Objetivação Mathematical communication Algebra Early Years Theory of Objectification |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Almeida, Cristiane Boneto de. A comunicação e a comunicação matemática presentes no quinto ano do Ensino Fundamental e o desenvolvimento do pensamento algébrico. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42869 |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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