Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42772
Tipo: | Dissertação |
Título: | A cenografia literária no discurso de Lygia Fagundes Telles: uma crítica à sociedade pós-moderna |
Autor(es): | Messias, Jonathan Cainã |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Jarbas Vargas |
Resumo: | A Dissertação proposta situa-se no campo da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD) e tem como tema a cenografia literária em discursos de Lygia Fagundes Telles, considerando a perspectiva teórico-metodológica proposta por Dominique Maingueneau (2018). Nossa pesquisa trata a relação entre discurso e cenografia literária na produção de Lygia Fagundes Telles inseridos no pós-modernismo brasileiro, compreendido como movimento filosófico e literário, visando a produção discursiva de Lygia F. Telles como uma crítica à sociedade pós-moderna. Destaca-se a importância da figura da mulher durante o Regime Militar no Brasil, assim como a influência das ondas do feminismo, especialmente na última onda dos anos 1970, marcada pela luta contra a ditadura militar e a censura, além do debate sobre sexualidade e igualdade de direitos. Nossa pesquisa, também, propõe uma abordagem que coloca em interdisciplinaridade a AD e a Literatura, ao explorar o conceito de cenografia literária como forma de compreender a movimentação dos sujeitos nos discursos de Lygia. Destaca a importância de se considerar as condições sócio-históricas de produção dos discursos, bem como as categorias da Análise do Discurso. O texto organiza-se em três capítulos: Condições sócio-históricas de produção, O percurso da AD e suas categorias de Análise, e Análise dos corpora. A pesquisa comprova um enlace entre Linguística e Literatura, com base nas contribuições teóricas de Maingueneau sobre o Discurso Literário e se utiliza dos discursos presentes no livro "Seminário dos Ratos" de Lygia Fagundes Telles |
Abstract: | The proposed Dissertation is located in the field of French Line Discourse Analysis (AD) and has as its theme the literary scenography in speeches by Lygia Fagundes Telles, considering the theoretical-methodological perspective proposed by Dominique Maingueneau (2018). Our research deals with the relationship between discourse and literary scenography in the production of Lygia Fagundes Telles within Brazilian postmodernism, understood as a philosophical and literary movement, aiming at the discursive production of Lygia F. Telles as a critique of postmodern society. The importance of the figure of women during the Military Regime in Brazil stands out, as well as the influence of the waves of feminism, especially in the last wave of the 1970s, marked by the fight against the military dictatorship and censorship, in addition to the debate on sexuality and equal rights. Our research also proposes an approach that brings AD and Literature into interdisciplinarity, by exploring the concept of literary scenography as a way of understanding the movement of subjects in Lygia's speeches. It highlights the importance of considering the socio-historical conditions of speech production, as well as the categories of Discourse Analysis. The text is organized into three chapters: Socio-historical conditions of production, The trajectory of AD and its Analysis categories, and Analysis of corpora. The research proves a link between Linguistics and Literature, based on Maingueneau's theoretical contributions on Literary Discourse and uses the speeches present in the book "Seminário dos Ratos" by Lygia Fagundes Telles |
Palavras-chave: | Análise do discurso Cenografia Pós-modernidade Lygia Fagundes Telles Discourse analysis Scenography Postmodernity Lygia Fagundes Telles |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Citação: | Messias, Jonathan Cainã. A cenografia literária no discurso de Lygia Fagundes Telles: uma crítica à sociedade pós-moderna. 2024. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42772 |
Data do documento: | 25-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jonathan Cainã Messias.pdf | 812,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.