REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42623
Tipo: Dissertação
Título: O consumo de animê no streetwear pelo Millenial
Autor(es): Costa, Eduardo Pereira
Primeiro Orientador: Martyniuk, Valdenise Leziér
Resumo: Essa pesquisa tem o objetivo de examinar que valores a geração Millenial, pelo consumo, atribui aos produtos de moda streetwear com licenciamento de animês. No período da infância, essas pessoas tiveram o primeiro contato com animações nipônicas. Até sua vida adulta, esses jovens atravessaram inúmeras transformações de contexto, desde o modo de se comunicar até o modo de consumir. Hoje o segmento compõe um importante nicho sócioeconômico e formador de opinião. A pesquisa recupera a trajetória do animê junto do avanço tecnológico das mídias nas últimas décadas, bem como da moda de rua na conexão com esportes e música, descrevendo suas respectivas origens, oriental e norte-americana, até serem integrados em produtos de consumo no Brasil. O corpus é formado por comunicações e peças em moletom da coleção de streetwear da marca de vestuário Primitive com imagens da franquia Naruto. A pesquisa analisa os modos de pertencimento dos sujeitos pela compra dos produtos, ancorada em valores que deixam ver significações importantes do social contemporâneo. A análise baseia-se na fundamentação teórico-metodológica da semiótica discursiva que ilumina o consumo, os objetos e as mídias, e também se apoia apoiada nos avanços da sóciossemiótica, em especial, para o exame das narratividades. Os principais autores elencados na dissertação são A. J. Greimas, J.M. Floch, E. Landowski, S. Monte, H. Jenkins, G. McCracken e J. M. Barbero. Os valores de nostalgia, hedonismo, cultura globalizada e urbanidade são encontrados como significações resultantes das manifestações para uma parte da geração Millenial que adere aos respectivos produtos de alto custo. Percebe-se, como pano de fundo que mobiliza as relações, a axiologia do consumo em forte conexão com as tecnologias de comunicação. O ato de consumo protagonizado pela geração, nas camadas socioeconômicas da população com maior poder aquisitivo, confere-lhes pertencimento ao passo que invisibiliza boa parte dos valores originários do animê e do streetwear
Abstract: This research project aims to examine the values identified in the consumption of streetwear fashion products that carry anime licensing, by the Millenial generation. In their childhood, these people had their first contact with Japanese animations and in their adult life, which has undergone numerous transformations, from the way they communicate to the way they consume. Nowadays, they make up an important socio-economic niche and opinion maker in the contemporary context. The research recovers the trajectories of anime along with the technological advancement of the media in recent decades, as well as street fashion in the connection with sports and music, from their respective origins, oriental and North American to Brazil. The corpus is made up of communications and sweatshirts from the streetwear collection licensed by the clothing brand Primitive with images from the Naruto franchise. The research analyzes the subjects' modes of belonging, anchored in values that allow us to see important meanings of contemporary society. The analysis is based on the theoretical-methodological foundation of discursive semiotics applied to consumption and media, illuminated by the advancement of socio-semiotics. The main authors listed in the dissertation are A. J. Greimas, J.M. Floch, E. Landowski, S. Monte, S. Jenkins, G. McCracken and J. M. Barbero. The values of nostalgia, hedonism, family, globalized culture and urbanity are tested as hypotheses of possible meanings of the manifestations for a part of this generation that adheres to the respective high-cost products. It is perceived, as a background that mobilizes the relations, the axiology of consumption in a strong connection with communication technologies, led by the generation, in the socioeconomic strata of the population with greater purchasing power, thus giving them the notion of belonging while making invisible a good part of the values originating from anime and streetwear
Palavras-chave: Animê
Streetwear
Millenial
Consumo
Marca
Semiótica discursiva
Anime
Streetwear
Millenial
Consumerism
Brand
Discursive semiotics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Citação: Costa, Eduardo Pereira. O consumo de animê no streetwear pelo Millenial. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42623
Data do documento: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Pereira Costa.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.