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Tipo do documento: Dissertação
Título: As tramas do cinema de Peter Greenaway: processos de criação em The Tulse Luper Suitcases
Autor: Bonini, Eduardo Cunha 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo os processos de criação operados pelo cineasta Peter Greenaway na construção do projeto The Tulse Luper Suitcases. Neste se encontram, em pleno diálogo relacional, filmes, sites, performances de live cinema (VJing), exposições, jogos on-line, livros, etc, que se apresentam como um sistema em plena potência, um work in progress, cujos limites entre as mídias que o constituem se encontram diluídos. O objetivo é compreender como este projeto é estruturado e organizado, de modo a formar uma obra cross-media que se aproxima das formas expressivas da contemporaneidade, a partir das entrevistas realizadas com autor e nos textos produzidos por ele, de onde retiramos as pistas acerca de seu processo criativo. Para tanto, buscamos sustentação teórico-metodológica na crítica de processos proposta por Cecília Salles, que parte do conceito de criação como rede em construção. Foi também estabelecido o diálogo destas discussões com alguns teóricos do cinema (DELEUZE, DUBBOIS, AUMONT, XAVIER), das mídias digitais (MANOVICH, MACHADO), assim como críticos que analisaram a obra deste cineasta. Os conceitos de enciclopédia e de estética de banco de dados, este último, da forma como propõe Lev Manovich, serão utilizados como direcionadores das reflexões sobre os procedimentos de criação de Peter Greenaway
Abstract: The purpose of this research is to study the creative processes manipulated by filmmaker Peter Greenaway in the construction of the project The Tulse Luper Suitcases. In this, one can find, in a full relational dialogue, movies, sites, live cinema performances, exhibitions, on line games, books, etc, posing as a complete potential system, a work in progress, whose limits between Medias that forge it are diluted. Our main goal is to understand how the project is structured and organized in a way that has made possible building a cross-media work closer to contemporary expressive forms. In this end, we have utilized the author s interviews and texts, from which we have removed the clues of his creative process. In order to achieve this goal, we have sought theoretical and methodological support in the theory of critical processes proposed by Cecilia Salles, which understands the creation process as a network construction. We have also established a dialogue on these arguments with some film expertises (DELEUZE, DUBBOIS, AUMONT, XAVIER), digital-medias theorists (MANOVICH, MACHADO) as well as some reviewers that have analyzed the work of this filmmaker. The concepts of encyclopedia and database-aesthetics, the later as it was proposed by Lev Manovich, have been used as drivers for the reflections over Peter Greenaway s creative procedures
Palavras-chave: Processos de criação
Cinema
Multiplicidade
Communication
Creation process
Multiplicity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bonini, Eduardo Cunha. As tramas do cinema de Peter Greenaway: processos de criação em The Tulse Luper Suitcases. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4239
Data de defesa: 22-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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