REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAuzier, João Pedro Teles
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9662072121968788pt_BR
dc.contributor.advisor1Lucas, Fábio Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6977159548651252pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T12:50:27Z-
dc.date.available2024-06-21T12:50:27Z-
dc.date.issued2024-05-10
dc.identifier.citationAuzier, João Pedro Teles. Poesia e emancipação: análise de alguns poemas de A rosa do povo de Drummond em diálogo com Paulo Freire. 2024. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41950-
dc.description.resumoCarlos Drummond de Andrade é um expoente da poesia, modernista brasileira. As obras do poeta mineiro são abrangentes em vários temas. Mas são especialmente incisivas quando se trata da liberdade, sobretudo no livro A Rosa do Povo (2000) que o poeta publicou em 1945. Sob a luz das teorias educacionais de Paulo Freire, especialmente do livro Pedadogia do Oprimido (1987), a poética drummodiana se torna ainda mais potente, porque o professor Paulo Freire acredita na educação libertadora, coletiva, experiência pela qual todos podem se desenvolver por meio do diálogo generoso que deve caracterizar a experiência de ensino- aprendizagem. Esta dissertação de mestrado articula as reflexões freireanas à análise de alguns poemas de A Rosa do Povo, livro marcado pela busca por liberdade, autonomia, emancipação, palavras-chave do vocabulário de Freire, que precisaremos ao longo da dissertação. Com o intuito de contribuir para a fortuna crítica do poeta, nossa leitura concebe a interação com a palavra poética como fator decisivo para uma relação com a linguagem e com o saber que toca em profundidade o processo de conscientização da experiência histórica pelo sujeito, indo além de uma recepção passiva do conhecimento, do soletramento meramente mecânico e instrumental tão criticado pelo educador: “todos os homens voltam para casa. / Estão menos livres mas levam jornais / e soletram o mundo, sabendo que o perdem”, dizem versos de “A Flor e a Náusea”, de Drummond (2000, p. 15). Assim, engajar-se nessa experiência histórica pela educação, em Freire, tanto quanto pela poesia, em A Rosa do Povo, envolveria construir uma postura crítica e livre diante da linguagem e de suas práticas de nomeação do mundopt_BR
dc.description.abstractCarlos Drummond de Andrade is an exponent of Brazilian modernist poetry. The Minas Gerais poet's works cover a wide range of themes. But they are especially incisive when it comes to freedom, especially in the book A Rosa do Povo (2000), which the poet published in 1945. In the light of Paulo Freire's educational theories, especially the book Pedagogia do Oprimido (1987), Drummod's poetics become even more powerful, because Paulo Freire believes in liberating, collective education, an experience in which everyone can develop through the generous dialogue that should characterize the teaching-learning experience. This master's dissertation combines Freire's reflections with an analysis of some poems from A Rosa do Povo, a book marked by the search for freedom, autonomy and emancipation, key words in Freire's vocabulary, which we will detail throughout the dissertation. In order to contribute to the poet's critical fortune, our reading conceives the interaction with the poetic word as a decisive factor for a relationship with language and with knowledge that deeply touches the process of the subject's awareness of historical experience, going beyond a passive reception of knowledge, the merely mechanical and instrumental spelling so criticized by the educator: "all men return home. / They are less free, but they carry newspapers / and they spell out the world, knowing that they have lost it," say lines from Drummond's “A Flor e a Náusea” (2000, p. 15). Thus, engaging in this historical experience through education, in Freire, as much as through poetry, in A Rosa do Povo, would involve building a critical and free attitude towards language and its practices of naming the worlden_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPoetryen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectLiberationen_US
dc.subjectLiteratureen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titlePoesia e emancipação: análise de alguns poemas de A rosa do povo de Drummond em diálogo com Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativePoetry and emancipation: analysis of some poems from Drummond's A rosa do povo in dialog with Paulo Freireen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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