REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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dc.creatorSantos, Edgar Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763350J7por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Edgard de Assis-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:57:53Z-
dc.date.available2009-11-27-
dc.date.issued2009-11-04-
dc.identifier.citationSantos, Edgar Souza. A caminho do lar: a narrativa dos anúncios de eletrodomésticos. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4132-
dc.description.resumoNas primeiras décadas do século XX a sociedade capitalista passou por um profundo processo de transformação. Os avanços ocorridos no campo das ciências e das tecnologias modificaram substancialmente as relações de produção e, impuseram ao Ocidente e posteriormente ao mundo, à lógica de uma sociedade de consumo. Essa mudança deveu-se ao surgimento e a afirmação da energia elétrica como o principal combustível dessa nova sociedade. Dois fatores foram responsáveis por essa transformação: a necessidade de viabilizar os investimentos no setor da eletricidade, que só foi possível com a produção e introdução dos eletrodomésticos no interior dos lares, como também a veiculação desses objetos técnicos nos anúncios presentes nas revistas de variedades. Os anos de 1940 e 1950 representaram um momento pontual no processo de construção de uma sociedade pautada no consumo, o que acarretou a transformação dos espaços de sociabilidade em específico, os espaços do lar. A inserção dos eletrodomésticos nos lares imprimiu uma transformação radical nas práticas cotidianas da dona-de-casa, que pode ser percebida, nas narrativas enquanto texto escrito e imagético, presentes nos anúncios de enceradeiras, liquidificadores, circuladores de ar, refrigeradores, batedeiras, rádios, televisores entre outros. Ao difundir a ideia de que era necessário modernizar o lar e, que isso só seria possível, ao adquirir uma gama diversificada de aparelhos técnicos, os anúncios de eletrodomésticos introduziram nos lares o signo da velocidade e da modernidade. Essa pesquisa buscou refletir e problematizar esse processo de construção da ideia de lar moderno a partir das diferentes narrativas representadas nos anúncios de eletrodomésticos, presentes nas revistas de variedades, no Brasil, nos anos de 1940-50por
dc.description.abstractIn the first decades of the twentieth century capitalist society underwent a profound process of transformation. The advances in the field of science and technology have substantially changed the production relations, and imposed on the West and later the world, the logic of a consumer society. This change was due to the emergence and assertion of power as the main fuel of the new company. Two factors were responsible for this transformation: the need for viable investments in the electricity sector, which was only possible with the production and introduction of appliances within the homes, as well as running these ads in technical objects present in entertainment magazines. The years 1940 and 1950 represented a timely moment in the process of building a society based on consumption, which led to the transformation of social areas in particular, the spaces of the home. The insertion of appliances in homes printed a radical transformation in everyday practices of the housewife at home, which can be perceived, while the narratives written text and imagery, present in ads polishers, blenders, air circulators, coolers, blenders, radios televisions, among others. By spreading the idea that it was necessary to modernize the home and that would only be possible by acquiring a diverse range of technical devices, ads for household appliances introduced in the sign of speed and modernity. This research has sought to reflect and problematize the process of building the modern idea of home from different narratives represented in ads for household appliances, gifts in entertainment magazines in Brazil, in the years 1940-50eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12928/Edgar%20Souza%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura de massapor
dc.subjectLar modernopor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectMass cultureeng
dc.subjectModern homeeng
dc.subjectThe consumer societyeng
dc.subjectAnuncios -- Eletrodomesticospor
dc.subjectComunicacao de massapor
dc.subjectLarpor
dc.subjectConsumo (Economia) -- Aspectos sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA caminho do lar: a narrativa dos anúncios de eletrodomésticospor
dc.typeTesepor
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