REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Lea Fernandes Viana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251746T5por
dc.contributor.advisor1Bógus, Lucia Maria Machado-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:57:38Z-
dc.date.available2014-08-12-
dc.date.issued2009-05-15-
dc.identifier.citationLeal, Lea Fernandes Viana. Educação a distância: limites e possibilidades do curso mídias na educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 2009. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4061-
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho uma análise sobre os limites e as possibilidades do curso mídias na educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Para tanto, realizou-se um estudo de caso aplicado ao curso oferecido para os professores das Redes Estaduais e Municipais. Neste estudo utilizou-se a plataforma e-ProInfo do Programa de Aprendizagem Colaborativa MEC/SEED. O principio metodológico que norteia as ações deste estudo considerou a aplicação de questionários, entrevistas, relatórios e dados do e-Proinfo para avaliar o perfil, investigar os limites e diagnosticar a percepção dos professores e coordenadores. Finalmente, baseado nos resultados apresentados nesta pesquisa observou-se que o desenvolvimento de um curso a distância no contexto da UESB necessita de uma série de mudanças políticas - pedagógicas e ação coordenada dos gestores. Ainda verificou-se a predominância dos limites impostos pelas condições econômicas dos sujeitos participantes do curso. Finalmente, as principais limitações verificadas foram devido à inadequada estrutura de tecnologia da informação, os equipamentos desatualizados, os problemas de gerenciamento e acompanhamento dos estudantes e a falta de habilidade dos estudantes com a plataforma, o que justifica as elevadas taxas de evasão/desistência. Entretanto, apesar dos limites impostos, verificou-se um elevado índice de satisfação dos concluintes o que justifica a continuidade e as enormes possibilidades de desenvolvimento deste programa na UESBpor
dc.description.abstractOne presents in this paper an analysis on the limits and possibilities of the course Media in Education of the State University of Southwestern Bahia UESB. Thus, one carried out a case study applied to the course offered to teachers from the State and Municipal Networks. This study used the platform e-ProInfo of the Collaborative Learning Program by MEC/SEED. The methodological principle which orientates the actions of this study considered the application of questionnaires, interviews, reports and e-ProInfo data to evaluate the profile, investigate the limits and diagnose the perception of teachers and coordinators. Finally, based on the results presented in this research, it was observed that the development of a distance course in the context of UESB requires a number of political and pedagogical changes and coordinated action by managers. One also noticed the predominance of the limits imposed by the economic conditions of those taking part in the course. Finally, the main observed limitations were due to the inadequate information technology structure, outdated equipments, the problems of managing and monitoring students and their lack of ability with the platform, which justifies the high dropout/giving up rates. However, despite the limits imposed, there was a high level of satisfaction by graduates, which justifies the continuity and the great possibilities of developing this program at UESBeng
dc.description.sponsorshipUnivesidade Estadual do Sudoeste da Bahia-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12821/Lea%20Fernandes%20Viana%20Leal.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEnsino a distanciapor
dc.subjectPoliticas publicaspor
dc.subjectUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleEducação a distância: limites e possibilidades do curso mídias na educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESBpor
dc.title.alternativeEducation from distance: boundaries and possibilities of education media course at University South-west of the Bahia Stateeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lea Fernandes Viana Leal.pdf
  Restricted Access
2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.