REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarius, Giovanna Ghissardi
dc.creatorLourenson, Isabela
dc.contributor.advisor1Almeida, Janie Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2164562614695955pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T18:48:37Z-
dc.date.available2023-12-08T18:48:37Z-
dc.date.issued2023-11-29
dc.identifier.citationMarius, Giovanna Ghissardi; Lourenson, Isabela. Análise do estresse do estudante de enfermagem em sua rotina acadêmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40324-
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar a intensidade dos fatores de estresse demonstrados pelos estudantes do curso de enfermagem da PUC-SP em sua vida acadêmica. Métodos: O presente trabalho trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, exploratório por meio de uma coleta de dados, utilizando o instrumento Avaliação do Estresse do Estudante de Enfermagem – AEEE como coleta de dados, o ICD é composto por 6 domínios, sendo eles: Ambiente; Atividade Teórica; Realização das Atividades Práticas; Comunicação Profissional; Gerenciamento do Tempo e Formação Profissional. Sendo 30 perguntas no total. Foram entrevistados mais de 60 estudantes de enfermagem. Para analisar foi usada a Estatística Descritiva e Inferencial, para verificar associação entre as variáveis do estudo. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2023 junto aos estudantes do curso de enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba PUC-SP. Resultados: Participaram da pesquisa 66 estudantes de enfermagem. Sendo o perfil caracterizado como jovem, com uma média de 21 aos 25 anos, majoritariamente pertencente ao sexo feminino, matriculado no 2o período da faculdade, já trabalha, morador de Sorocaba e que reside com a família em casa ou apartamento. As classificações obtidas sobre a intensidade do estresse dos estudantes em todos os domínios abordados no instrumento apresentam baixo nível de estresse. Foram obtidas associações significativas entre idade e ambiente, quanto maior a faixa etária, maior o índice de estresse. A atividade teórica relacionada com como e onde mora apresentou menor nível de estresse para o perfil do grupo que mora com a família em casa e apartamento. Também houve associação significativa entre reside em Sorocaba e o domínio ambiente, onde constatou que moradores da cidade onde estudam sentem menos estresse. Conclusão: Conclui-se que a rotina acadêmica do estudante de enfermagem ao longo de todos os períodos vistos, se mantém com um índice de baixo nível de estresse. Sendo um resultado positivo, pois ao considerarmos a definição de estresse, os estudantes desta instituição estão sendo capazes de administrar os fatores estressores e possuem recursos efetivos do enfrentamento durante sua rotina acadêmica. Mesmo com o baixo nível de estresse, ressaltamos que quaisquer níveis de estresse impactam na rotina do estudante, sendo benéfico para a instituição adotar medidas que impactem positivamente na saúde mental do estudante visando um melhor desempenho acadêmico e qualidade de vida durante o período da graduaçãopt_BR
dc.description.abstractObjective: To assess the intensity of stress factors demonstrated by nursing students at PUC-SP in their academic life. Methods: This study is a quantitative, descriptive, exploratory research utilizing data collection through the Nursing Student Stress Assessment Instrument (AEEE). The instrument consists of 6 domains: Environment, Theoretical Activity, Practical Activity Performance, Professional Communication, Time Management, and Professional Training, comprising a total of 30 questions. Over 60 nursing students were interviewed. Descriptive and inferential statistics were employed to analyze and determine associations between study variables. Data collection took place from June to August 2023 among nursing students at the Faculty of Medical Sciences in Sorocaba, PUC-SP. Results: 66 nursing students participated in the study, characterized as young, with an average age of 21 to 25 years, predominantly female, enrolled in the 2nd semester, already employed, residing in Sorocaba, and living with family in a house or apartment. The classifications obtained regarding the intensity of students' stress in all instrument domains showed a low level of stress. Significant associations were found between age and environment, with higher age groups experiencing higher stress levels. Theoretical activity related to living conditions showed lower stress levels for those living with family in a house or apartment. There was also a significant association between residing in Sorocaba and the environment domain, indicating that residents of the study city experienced less stress. Conclusion: The academic routine of nursing students throughout all observed periods maintained a consistently low level of stress. This positive result suggests that students at this institution can effectively manage stressors and possess effective coping resources during their academic routine. Despite the low stress level, it is emphasized that any level of stress impacts the student's routine. It is beneficial for the institution to adopt measures that positively impact students' mental health, aiming for better academic performance and quality of life during the graduation perioden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEstresse psíquicopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectStudenten_US
dc.subjectNursingen_US
dc.subjectHigher Educationen_US
dc.subjectPsychological stressen_US
dc.subjectMental healthen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleAnálise do estresse do estudante de enfermagem em sua rotina acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of stress in the nursing student's academic routineen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNA GHISSARDI MARIUS e ISABELA LOURENSON.pdf584,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.