REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
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Tipo: Dissertação
Título: O uso de aprendizagem baseada em problemas em ginecologia e obstetrícia: revisão sistemática e manual de recomendações técnicas para elaboração de problemas em ABP para ginecologia e obstetrícia
Título(s) alternativo(s): The use of problem-based learning in gynecology and obstetrics: systematic review and manual of technical recommendations for problem development in PBL for gynecology and obstetrics
Autor(es): Fernandes Filho, Ivan
Primeiro Orientador: Sampaio Neto, Luiz Ferraz de
Resumo: Entre as metodologias ativas de aprendizagem, destaca-se a aprendizagem baseada em problemas (ABP) que ganha notoriedade na educação e nas especialidades médicas, assim como na Ginecologia e Obstetrícia. O uso crescente dessa ferramenta trouxe alguns novos desafios, pois grande parte do corpo docente não está familiarizado com esta dinâmica de ensino e ela é bastante dependente da qualidade dos problemas usados como material de trabalho. O presente estudo teve como objetivo principal elaborar um manual de recomendações técnicas para elaboração dos problemas, com o intuito de permitir aprimoramento metodológico no uso da metodologia ABP. Por meio de revisão sistemática, procedemos com a busca de artigos científicos indexados com os seguintes termos em inglês e seus respectivos representantes em português e espanhol, usando a estratégia PICO (acrônimo para P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome): "Education, Medical, Undergraduate" (P); "Problem-Based Learning" e "Gynecology" and "Obstetrics" (I); "Patient Satisfaction" ou "Knowledge", (CO). As bases de dados utilizadas na revisão foram LILACS, Pubmed/Medline, EMBASE, CINAHL e Cochrane. O período analisado foi de 01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2021. Obtivemos, no total, 26 artigos referentes ao tema, sendo que 53,84 % (n=14) dos artigos são provenientes do continente asiático, com 61,53% (n=16) deles publicados entre os anos 2006- 2010 e 2016-2021. Cerca de 57,69% (n=15) trabalharam apenas com estudantes, sendo que a maior parte é composta por pesquisas/questionários (30,76% / n=8) e estudos comparativos não randomizados (26,92% / n=7). Quanto à performance acadêmica, 53,84% (n=14) demonstraram que a ABP é superior em relação à capacidade de sedimentação de informações e 34,61% (n=8) indicaram a ABP é superior em relação ao desenvolvimento do raciocínio clínico. Quanto à satisfação no processo de ensino-aprendizagem, 42,30% (n=11) sinalizaram que os alunos tiveram uma experiência positiva com o método. Embora haja possíveis limitações passíveis de críticas na literatura, a ABP é uma ferramenta que, em comparação ao ensino tradicional, apresenta potencialidades no ensino da GO, podendo contribuir notadamente no que se refere à performance acadêmica e satisfação do corpo discente. Por fim, a partir dessa revisão sistemática e da experiência dos autores, constrói-se o Manual de Recomendações Técnicas para Elaboração de Problemas em ABP para Ginecologia e Obstetrícia
Abstract: Among active learning methodologies, problem-based learning (PBL) stands out, gaining notoriety in education and medical specialities, as well as in Gynecology and Obstetrics. The increasing use of this tool has brought some new challenges, as a large part of the teaching staff is unfamiliar with this teaching dynamic and is entirely dependent on the quality of the problems used as working material. The main objective of this study was to develop a manual of technical recommendations for elaborating problems to allow methodological improvements in the use of the ABP methodology. Through a systematic review, we searched for scientific articles indexed with the following terms in English and their respective representatives in Portuguese and Spanish, using the PICO strategy (acronym for P: population/patients; I: intervention; C: comparison/ control; O: outcome/outcome): "Education, Medical, Undergraduate" (P); "Problem-Based Learning" and "Gynecology" and "Obstetrics" (I); "Patient Satisfaction" or "Knowledge", (CO). The databases used in the review were LILACS, Pubmed/Medline, EMBASE, CINAHL and Cochrane. The period analyzed was from January 1, 2010, to December 31, 2021. We obtained, in total, 26 articles referring to the topic, with 53.84% (n=14) of the articles coming from the Asian continent and 61.53% (n=16) published between 2006-2010 and 2016-2021. Around 57.69% (n=15) worked only with students, with the majority consisting of surveys/questionnaires (30.76% / n=8) and non-randomized comparative studies (26.92% / n=7). Regarding academic performance, 53.84% (n=14) demonstrated that ABP is superior concerning the ability to sediment information, and 34.61% (n=8) indicated that ABP is superior in developing clinical reasoning. Regarding satisfaction with the teaching-learning process, 42.30% (n=11) indicated that students had a positive experience with the method. Although there are possible limitations that can be criticized in the literature, PBL is a tool that, compared to traditional teaching, has potential in teaching GO and can contribute notably concerning academic performance and student satisfaction. Finally, based on this systematic review and the author's experience, the Manual of Technical Recommendations for Elaborating Problems in ABP for Gynecology and Obstetrics was created
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Ginecologia
Obstetrícia
Educação médica
Revisão sistemática
Manual de referência
Problem-based learning
Gynecology
Obstetrics
Education
Medical
Systematic review
Handbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Fernandes Filho, Ivan. O uso de aprendizagem baseada em problemas em ginecologia e obstetrícia: revisão sistemática e manual de recomendações técnicas para elaboração de problemas em ABP para ginecologia e obstetrícia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39973
Data do documento: 5-Out-2023
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