REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39948
Tipo: Dissertação
Título: A atuação do gestor escolar para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade
Título(s) alternativo(s): The school administrator’s performance for the permanence of students in situation of vulnerability
Autor(es): Rodrigues, Jacqueline Andrade Vieira
Primeiro Orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um balanço bibliográfico da produção de teses e dissertações brasileiras sobre ações do gestor escolar para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade, em especial, estudantes do ensino fundamental, com destaque para unidades da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Além disso, realiza levantamento das legislações federal e municipal norteadoras das ações do gestor em relação a essa temática. Tem apoios teóricos nos estudos de autores como Bernard Lahire e François Dubet. O levantamento bibliográfico compreende o período de 2018 a 2022, por se tratar do período contemplado pelo Plano Municipal de Educação para a Cidade de São Paulo (2015 – 2025), com maior foco nas publicações a partir de 2018, a fim de considerar as publicações dos últimos cinco anos de intensas publicações a respeito da proteção da criança e adolescente. O levantamento foi realizado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As teses e dissertações foram selecionadas com base nos seguintes descritores: Permanência / exclusão escolar X papel do Gestor Escolar; Educação escolar / Gestor Escolar X Permanência na educação; Atribuições do Gestor Escolar X Vulnerabilidade social e educacional / Permanência e exclusão escolar. Os dados obtidos foram organizados em quadros e tabelas, agrupando a produção encontrada em relação a: focos de análise, objetivos, metodologia e principais achados das pesquisas. Foram selecionados 13 estudos que articulavam especificamente as relações propostas nos descritores. Tais estudos apresentaram evidências de que o gestor escolar enfrenta desafios de ordem administrativa, pedagógica e social, que contribuem para a evasão escolar de alunos em situação de vulnerabilidade no Ensino Fundamental. Tais desafios, presentes na realidade escolar, contradizem as atribuições propostas nos documentos oficiais do Ministério da Educação. Os estudos demonstraram, ainda, que a gestão escolar, baseada no princípio da gestão democrática e no princípio da equidade, promove a educação inclusiva, obtém resultados satisfatórios na qualidade de ensino dos estudantes e contribui para a formação educacional de uma cidadania mais justa, confirmando as hipóteses norteadoras da pesquisa de que existe uma relação de interdependência entre a prática do gestor e a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade no ensino fundamental. Além disso, as pesquisas revelaram que as relações entre as práticas do gestor e a experiência escolar dos alunos em situação de vulnerabilidade social se constroem sempre em função das diferentes variáveis que interferem nesse processo: idade, sexo, raça, posição social, nível e posição escolar, tipos de estabelecimento e práticas escolares
Abstract: This research aims to elaborate a bibliographical review of the production of Brazilian theses and dissertations about the school administrator‘s performance for the permanence of students in situation of vulnerability, especially Primary School students, focusing on units in the public education network of the city of São Paulo. Besides, a survey is done concerning the federal and municipal legislations which guided the administrator‘s performance towards this issue. Authors like Bernard Lahire and François Dubet are part of the theoretical support of this investigation. The bibliographical review concentrates the period from 2018 to 2022, once it is considered in the Municipal Plan of Education for the city of São Paulo (2015 – 2025), with a higher focus on the publications since 2018, in order to gather the intense publications of the last five years about the child and the teenager protection. The review was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which were selected based on the following descriptors: school permanence / exclusion X school administrator‘s role; school education / school administration X permanence in the education; school administrator‘s attributions X social and educational vulnerability / school permanence and exclusion. Data obtained were organized in charts and tables, grouping the production found in relation to: focuses of analysis, objectives, methodology and main findings of the researches. The 13 selected studies specifically articulated the relations proposed in the descriptors, and presented evidence that the school administrator faces administrative, pedagogical and social challenges that contribute to the school evasion of students in situation of vulnerability in Primary School. Such challenges in the school reality contradict the attributions proposed in the official documents of the Ministry of Education. The studies yet demonstrated that the school administration, based in the principle of the democratic administration and the principle of equity, promotes the inclusive education, obtains satisfactory results in the quality of students‘ education and contributes to the educational formation of a fair and just citizenship, confirming the research hypotheses that there is a relation of interdependence between the administrator‘s practice and the permanence of students in situation of vulnerability in Primary School. Besides, the studies revealed that the relations between the administrator‘s practices and the school experience of the students in situation of social vulnerability are always built depending on the different variables that interfere in this process: age, sex, race, social position, school level and position, types of institutions and school practices
Palavras-chave: Gestão escolar
Permanência escolar
Exclusão escolar
Ensino fundamental
School administration
School permanence
School exclusion
Primary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Rodrigues, Jacqueline Andrade Vieira. A atuação do gestor escolar para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39948
Data do documento: 29-Set-2023
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