Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3993
Tipo do documento: Dissertação
Título: Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco-AC : a sociologia da educação no currículo do ensino médio
Autor: Alves Neto, Francisco Raimundo 
Primeiro orientador: Wanderley, Luiz Eduardo Waldemarim
Resumo: Este estudo analisa a disciplina Sociologia da Educação no currículo do ensino médio do Instituto de Educação Lourenço Filho em Rio Branco, Estado do Acre. O foco da pesquisa incide sobre a produção bibliográfica e documental, além de depoimentos de professores e alunos da disciplina, objetivando a compreensão dos saberes sociológicos produzidos no espaço escolar e como estes saberes contribuem para a leitura crítica da realidade em que estes sujeitos sociais estão inseridos. Para tanto, a análise consiste na relação entre a constituição da sociedade acreana, o desenvolvimento histórico da Sociologia da Educação no curso de magistério em nível médio no Brasil e os saberes e experiências circunstanciados no currículo da escola foco da pesquisa. A reflexão do trabalho permite acentuar a importância e a necessidade de uma prática reflexiva na Sociologia da Educação que concorra para aprofundar o estudo das realidades social e educacional acreanas promovendo o enriquecimento do diálogo com a literatura sociológica mais ampla
Abstract: This study analyses the subject of Sociology of Education in the curriculum of high school in the Institute of Education Lourenço Filho in Rio Branco,the state of Acre. The aim of this research reflects about the bibliographical and documental production and depositions of teachers and students of the subject of study, aiming the comprehension of sociological knowledges produced in the school space and how these knowledges contribute for criticísm of reality in which these individuais are inserted. Therefore, the analysis consists ín the relation among the Acrean society constituition, the historical development of Sociology of Education in the course of teaching profession in high school and the knowledges and experiences circumstanced in the school curriculum, aim of this research. The reflection of this work permits emphasizing the ímportance and necessily of a reflexive practice in the subject of Sociology of Education to deepen the study of the social and educational Acrean realities promoting the enrichment of the dialogue with a wider sociogical literature
Palavras-chave: Sociologia da educação
Sociologia educacional
Ensino médio - Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Alves Neto, Francisco Raimundo. Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco-AC : a sociologia da educação no currículo do ensino médio. 2002. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3993
Data de defesa: 30-Mar-2002
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_158062.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.