REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Tipo: Tese
Título: Um exercício foucaultiano de práticas de liberdade
Título(s) alternativo(s): A Foucauldian exercise of freedom practice
Autor(es): Rabelo, Murilo Sergio Almeida
Primeiro Orientador: Muchail, Salma Tanus
Resumo: O elemento que funcionou como pista para a construção deste trabalho foi a questão elaborada por Foucault no curso de 1981-1982 A Hermenêutica do Sujeito, na aula de 6 de janeiro de 1982 ministrada no Collège de France: “Em que forma de história foram tramadas, no Ocidente, as relações, que não estão suscitadas pela prática ou pela análise histórica habitual, entre estes dois elementos, o sujeito e a verdade?” É no contexto de mudança de perspectiva histórica empreendida por Foucault que a presente discussão se desenha. Ela se desdobra sobre a relação do sujeito ético e epistemológico. Em um primeiro momento, será discutido o modo como Foucault se dirige aos gregos para pensar outras possibilidades do sujeito a partir da análise de suas práticas. Com isso, enfocaremos o modo como, em sua análise, o autor privilegia a relação de cuidado de si e conhecimento de si a partir das obras de Platão Apologia de Sócrates e Alcíbiades, bem como discutiremos a presença destas noções no período helenístico-romano. Em um segundo momento, abordaremos o contexto do curso A Coragem da Verdade, compilado das aulas ministradas entre 1983 e 1984. A partir dela, mostraremos a genealogia das práticas, discutindo-as como o meio pelo qual o sujeito é capaz de dizer a verdade sobre si cujos exemplos mais precisos encontram-se nos cínicos. Finalmente, a título de considerações finais veremos como as relações entre as condutas do cuidado de si e do conhecimento de si influenciaram o modo de conduta do sujeito antigo e sua articulação filosófica com o dizer verdadeiro sobre si
Abstract: This thesis has as a starting point a question asked by Foucault during the The Hermeneutics of the Subject 1981-1982 course, in a class taught at the Collège de France on January 6th, 1982: “In which historical way, in the Western civilization, were the relationships between subject and truth, which are not raised by usual practical or historical analysis, plotted?”. The discussion presented here is designed in the context of a change of historic perspective by Foucault. It unfolds over the relation between the ethical and epistemological subject. First, the way that Foucault resorts to the Greek to think about other possibilities of the subject from their actions. We will focus on the way that, in his analysis, the author favors the relations of the care for self and self-knowledge from Plato’s Apology of Socrates and Alcibiades. Also, the presence of those concepts in the Hellenistic-Roman period will be discussed. Afterwards, we will address the course The Courage of Truth, which is a compilation of the classes taught between 1983 and 1984. Then, we will present the origins of the actions by discussing the means by which the subject is capable of telling the truth about themselves, since the examples of these actions are found in the cynics. As a conclusion, we see how the relations between the conducts of care of self and self-knowledge had an influence on the ancient subject’s conduct and their philosophical articulation with the true telling about themselves
Palavras-chave: Subjetividade
História
Conduta ética
Relação sujeito e Verdade
Subjectivity
History
Ethic conduct
Relationship between self and truth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Rabelo, Murilo Sergio Almeida. Um exercício foucaultiano de práticas de liberdade. 2023. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39715
Data do documento: 3-Ago-2023
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