REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Débora Ferreira da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2813081149617847pt_BR
dc.contributor.advisor1Marquesi, Sueli Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4045646942768465pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T14:39:48Z-
dc.date.available2023-10-18T14:39:48Z-
dc.date.issued2023-03-09
dc.identifier.citationRocha, Débora Ferreira da. O texto dissertativo-argumentativo na escola básica: contribuições da Análise Textual dos Discursos e das metodologias ativas para o ensino da escrita. 2023. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39676-
dc.description.resumoEsta tese tem como tema o ensino do texto dissertativo-argumentativo na escola básica, delimitado ao 9º ano do ensino fundamental. Justificamos sua escolha pelas dificuldades que, como professora, observamos na produção do referido texto por grande parte dos alunos que concluem essa etapa de formação. O estudo, realizado em uma escola municipal da cidade de São Paulo, orienta-se por duas hipóteses: 1) As dificuldades de escrita do texto dissertativo-argumentativo são decorrentes do desconhecimento dos alunos sobre a construção da sequência textual argumentativa, em suas proposições: asserção, apoio/sustentação/conclusão e 2) O uso de metodologias ativas na proposição de atividades de reescrita fundamentadas em estudos da Análise Textual dos Discursos pode viabilizar a construção de uma sequência didática orientadora para o trabalho do professor no enfrentamento dos desafios da escrita de seus alunos. As perguntas de pesquisa que norteiam esta pesquisa são: 1) Quais são as dificuldades que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental que participam do presente estudo apresentam na construção da sequência argumentativa em textos dissertativo-argumentativos? e 2) Como o uso de metodologias ativas na proposição de atividades de reescrita fundamentadas em estudos da Análise Textual dos Discursos pode viabilizar a construção de uma sequência didática orientadora para o trabalho do professor no enfrentamento dos desafios da escrita de seus alunos? Temos, então, como objetivo geral: investigar as dificuldades que os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de São Paulo apresentam na escrita do texto dissertativo-argumentativo e propor uma sequência didática para tratamento da questão. Já os objetivos específicos são: (1) identificar, analisar e interpretar as dificuldades de construção da sequência textual argumentativa em redações produzidas por esses alunos e (2) propor uma sequência didática, fundamentada em princípios da Análise Textual dos Discursos, por meio de metodologias ativas, para que os alunos superem as dificuldades apresentadas. Teoricamente, o presente trabalho fundamenta-se em estudos do campo da Linguística Textual (CAVALCANTE et al., 2010; GOMESSANTOS et al., 2010; KOCH, 2015; 2020; MARQUESI, 2004), na abordagem da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011; 2019; MARQUESI, 2017; PASSEGGI et al.,2010), em particular, acerca de plano de texto e de sequências textuais (ADAM, 2011; 2019; BENTES; MARIANO; FERREIRA-SILVA, 2013; BONINI, 2006; CABRAL, 2013; MARQUESI, 2004; 2011; 2018; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017; MARQUESI et al., 2019; PASSEGGI et al., 2010; SOUSA, 2007). Valemo-nos também de estudos sobre texto e sobre dimensão argumentativa (AMOSSY, 2011; CAVALCANTE et al., 2022; FIORIN, 2015) e sobre metodologias ativas (ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; ARAUJO, 2015; ARAUJO; MAZUR, 2013; BERGMANN; SAMS, 2021; LOVATO et al., 2018; MARQUESI; SILVEIRA, 2015; MATTAR, 2017; MEDEIROS, 2005; MENEZES; BORTOLI, 2018; MESQUITA, 2010; MORAN, 2018; MORAN, s.d.; MÖRSCHBÄCHER; PADILHA, 2018; PEREIRA, 2017; PEREIRA et al., 2009; RAGUZE; SILVA, 2016; SGANDERLA; CARVALHO, 2008; TOLOMEI, 2017; VALENTE, 2018). O corpus é composto por dez redações, selecionadas entre trinta textos produzidos por estudantes de 9º ano. Os resultados obtidos revelam que a sequência didática e as metodologias ativas, aliadas aos conceitos de plano de texto e de sequências textuais, podem contribuir para que o aluno supere as dificuldades de escrita do texto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as its theme the teaching of argumentative-dissertation text in elementary school, delimited to the 9th grade of elementary school. We justify the choice by the difficulties that, as a teacher, we observe in the production of the mentioned text by most of the students who complete this stage of formation. The study, carried out in a municipal school in the city of São Paulo, is guided by two hypotheses: 1) The difficulties in writing the dissertation-argumentative text are due to the students' lack of knowledge about the construction of the argumentative textual sequence, in their propositions: assertion, support/support/conclusion and 2) The use of active methodologies in proposing rewriting activities based on studies of Textual Analysis of Discourses can enable the construction of a guiding didactic sequence for the teacher's work in facing the challenges of writing your students. The research questions that guide this research are: 1) What are the difficulties that the students of the 9th grade of elementary school who participate in the present study have in the construction of the argumentative sequence in dissertation-argumentative texts? and 2) How can the use of active methodologies in proposing rewriting activities based on studies of Textual Analysis of Discourses enable the construction of a guiding didactic sequence for the teacher's work in facing the writing challenges of their students? We have, then, as a general objective: to investigate the difficulties that students of the 9th grade of elementary school in a municipal school in São Paulo have in writing the dissertation-argumentative text and to propose a didactic sequence for dealing with the issue. The specific objectives are: (1) to identify, analyze and interpret the difficulties in constructing the argumentative textual sequence in essays produced by these students and (2) to propose a didactic sequence, based on principles of Textual Analysis of Discourses, through methodologies activities, so that students overcome the difficulties presented. Theoretically, this work is based on studies in the field of Textual Linguistics (CAVALCANTE et al., 2010; GOMES-SANTOS et al., 2010; KOCH, 2015; 2020; MARQUESI, 2004), in the approach of Textual Analysis of Discourses (ADAM, 2011; 2019; MARQUESI, 2017; PASSEGGI et al., 2010), in particular, about the text plane and textual sequences (ADAM, 2011; 2019; BENTES; MARIANO; FERREIRASILVA, 2013; BONINI, 2006; CABRAL, 2013; MARQUESI, 2004; 2011; 2018; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017; MARQUESI et al., 2019; PASSEGGI et al., 2010; SOUSA, 2007). We also make use of studies on text and on the argumentative dimension (AMOSSY, 2011; CAVALCANTE et al., 2022; FIORIN, 2015) and on active methodologies (ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; ARAUJO, 2015; ARAUJO; MAZUR, 2013; BERGMANN; SAMS, 2021; LOVATO et al., 2018; MARQUESI; SILVEIRA, 2015; MARTINS; GIRAFFA, 2015; MATTAR, 2017; MEDEIROS, 2005; MENEZES; BORTOLI, 2018; MESQUITA, 2010; MORAN, 2018; MORAN, s.d.; MÖRSCHBÄCHER; PADILHA, 2018; PEREIRA, 2017; PEREIRA et al., 2009; RAGUZE; SILVA, 2016; SGANDERLA; CARVALHO, 2008; TOLOMEI, 2017; VALENTE, 2018). The corpus is composed of ten compositions, selected among thirty texts produced by 9th grade students. The obtained results show that the didactic sequence and the active methodologies, allied to the concepts of text plan and textual sequences, can help the student to overcome the difficulties of writing the dissertation-argumentative texten_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de texto e sequências textuaispt_BR
dc.subjectTexto dissertativoargumentativopt_BR
dc.subject9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectText plane and textual sequencesen_US
dc.subjectDissertative-argumentative texten_US
dc.subject9th grade of Elementary Schoolen_US
dc.subjectActive methodologiesen_US
dc.subjectFollowing teachingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO texto dissertativo-argumentativo na escola básica: contribuições da Análise Textual dos Discursos e das metodologias ativas para o ensino da escritapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Débora Ferreira da Rocha.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.