REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de um almanaque sobre educação sexual dirigido aos responsáveis, professores e estudantes do ensino básico
Autor(es): Sousa, Rafaella de Almeida
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando Antônio de
Resumo: Desde 2016 há um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS da PUC-SP), do qual participam estudantes de medicina em contato direto com alunos do ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Sorocaba. Os principais objetivos do projeto de extensão são promover a educação sexual, prevenir a gravidez e prevenir as infecções sexualmente transmissíveis na adolescência. O projeto é realizado por meio de rodas de conversas, teatralização, atividades interativas e dinâmicas com os adolescentes, incluindo a apresentação de peças anatômicas da pelve masculina e feminina. Entre as ações educativas, os estudantes de medicina desenvolveram durante a pandemia de COVID-19, em 2020, uma cartilha que pode ser utilizada pelos estudantes do ensino básico e, em particular, pelos seus pais, no sentido de facilitar a comunicação entre eles no processo de promover a educação sexual. O Objetivo central do presente estudo foi conhecer a opinião dos professores e dos pais ou responsáveis pelos estudantes do ensino básico de uma escola pública sobre a cartilha de educação sexual dirigida às crianças, adolescentes, pais e professores e colher suas impressões e sugestões sobre a publicação, de forma a aperfeiçoá-la e adequá-la às necessidades da comunidade. Métodos: foi oferecida a cartilha de 18 páginas, em linguagem simples, que contém atividades recreativas educacionais, desenhos explicativos e interativos, história em quadrinhos, caça-palavras e informações técnicas. Os participantes foram estimulados a expressar suas impressões por meio de um questionário semiestruturado e aberto, emitindo suas opiniões gerais sobre a cartilha, sobre os termos utilizados, as figuras e os exemplos, se estavam adequados e fáceis de entender. Opinaram também sobre a idade mais adequada para apresentá-la aos estudantes, se consideram que a cartilha pode ajudar a aproximar os pais e os filhos na tarefa da educação sexual e se têm sugestões para melhorar o instrumento. Resultados: participaram da pesquisa 12 professores (10 mulheres e 2 homens) e 20 pais ou responsáveis (14 mães, 4 pais e 2 familiares responsáveis). A cartilha foi aprovada por todos os professores participantes, que fizeram comentários quanto à sua adequação e utilização e foi aprovada por 90% dos pais ou responsáveis, que fizeram comentários pertinentes e sugestões para a utilização e consideram (90%) que a cartilha é um instrumento útil para aproximar pais e filhos na tarefa da educação sexual. Conclusões: com pequenas adequações a cartilha pode ser utilizada na forma impressa ou virtual como estratégia educacional para professores e como instrumento facilitador para aproximar e auxiliar os pais na tarefa de educação sexual dos filhos
Abstract: Since 2016, there has been an extension project by the Faculty of Medical and Health Sciences of the Pontifical Catholic University of São Paulo (FCMS da PUCSP), in which medical students participate in direct contact with elementary and high school students from some public schools, from Sorocaba. The main objectives of the extension project are to promote sex education, prevent pregnancy and prevent sexually transmitted infections in adolescence. The project is carried out through conversation circles, dramatization, interactive and dynamic activities with adolescents, including the presentation of anatomical pieces of the male and female pelvis. Among the educational actions, medical students developed during the COVID-19 pandemic, in 2020, a booklet that can be used by elementary or highschool students and, in particular, by their parents, to facilitate communication between them in the process of promoting sex education. The main objective of the present study was to identify the opinion of teachers and parents or guardians of elementary school students in a public school about the sexual education booklet, and to collect their impressions and suggestions about the publication, in order to improve it and adapt it to the needs of the community. Methods: a simple language 18-page booklet was offered to participants. It contains educational recreational activities, explanatory and interactive drawings, comics, word searches puzzles and technical information. Participants were encouraged to express their impressions through a semi-structured and open questionnaire, giving their general opinions about the booklet, about the terms used, the figures and examples, if they were adequate and easy to understand. They also gave their opinion on the most appropriate age to present it to students, if they consider that the booklet can help bring parents and children closer together in the task of sex education and if they have suggestions for improving the instrument. Results: 12 teachers (10 women and 2 men) and 20 parents or guardians (14 mothers, 4 fathers and 2 guardians) participated in the survey. The booklet was approved by all participating teachers, who commented on its suitability and use, and was approved by 90% of parents or guardians, who made relevant comments and suggestions for use. Parents or guardians considered (90%) that the booklet is a useful tool to bring parents and children closer together in the task of sex education. Conclusions: with minor adaptations, the booklet can be used in printed or virtual form as an educational strategy for teachers and as a facilitating instrument to approach and assist parents in the task of sex education for their children
Palavras-chave: Educação em saúde
Educação sexual
Adolescência
Gravidez na adolescência
Infecções sexualmente transmissíveis
Abuso sexual na infância
Ensino fundamental e médio
Health education
Sex education
Adolescence
Pregnancy in adolescence
Sexual transmitted infections
Sexual child abuse
Primary and secondary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Sousa, Rafaella de Almeida. Avaliação de um almanaque sobre educação sexual dirigido aos responsáveis, professores e estudantes do ensino básico. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39542
Data do documento: 8-Ago-2023
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