REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39216
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Convite à dança flamenca: um baile entre masculino e feminino
Autor(es): Semino, Natália
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Ruth Gonçalves
Resumo: O presente trabalho busca, através da Psicologia Analítica, uma reflexão sobre os possíveis impactos que a dança flamenca pode ocasionar no desenvolvimento das mulheres que a praticam. Os instrumentos utilizados foram três entrevistas, semi-dirigidas realizadas com mulheres entre vinte e cinco a trinta e cinco anos, que dançam o flamenco a pelo menos três anos. Foi possível perceber que a dança flamenca viabiliza na mulher a interação do corpo com a psique. Esta integração oferta uma gama de novas vivências a respeito da forma como a mulher percorre as experiências. Ativa, firme e atrelada à voz interna, a dançarina de flamenco reflete a respeito da sua força, sem tornar-se masculinizada. Embora utilizando o princípio masculino, a prática desta dança apresenta uma nova forma de experienciar os mais diversos papéis: materno, profissional e de amante, sem permanecer fixada em um deles, mas podendo circular livremente entre eles. A mulher que dança flamenco tem a possibilidade de flexionar frente às várias contingências da vida, sem perder-se na multiplicidade trazidas pelas muitas formas de relação. A mulher que vivencia o relacionamento consciente com seu corpo apreende a possibilidade de vincular-se com as várias formas de expressão do feminino e de sua feminilidade.
Palavras-chave: Mulher
Dança flamenca
Feminino
Masculino
Psicologia analítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho
Citação: Semino, Natália. Convite à dança flamenca: um baile entre masculino e feminino. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39216
Data do documento: 2-Jul-2009
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIA SEMINO.pdf
  Restricted Access
377,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.