???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3907
Tipo do documento: Tese
Título: A influência do processo avaliativo do 1º e 2º ciclos no corpo docente em uma instituição de ensino superior privada na cidade de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The influence of the first and the second cycles of an evaluation process on the faculty of a higher education instituition (IES) in São Paulo
Autor: Bartolomeo, Ricardo Di
Primeiro orientador: Bógus, Lucia Maria Machado
Resumo: O objetivo geral, deste trabalho, é estudar a Avaliação Institucional no 1º e 2º Ciclo de uma IES localizada na cidade de São Paulo, apresentando toda a sua estrutura, planejamento e operacionalização. Considerando como instrumento para medir o desempenho da Instituição como um todo: cursos, instalações, corpo docente, serviços etc. Destaca-se que, nos últimos anos, no Brasil, ocorreu um aumento considerável no número de IES, portanto um estudo de uma Instituição que tenha um processo avaliativo, como uma ferramenta ou procedimento de melhoria contínua torna-se muito importante em um cenário como da Educação que esta em crescimento contínuo. O trabalho foi desenvolvido em caráter de pesquisa descritiva e exploratória, de base qualitativa, fundamentada em um estudo de caso por meio do qual observou-se todo o processo avaliativo realizado em uma IES. Os pressupostos teóricos que serviram de embasamento para o desenvolvimento do estudo incluem, principalmente, os trabalhos de DIAS SOBRINHO (1994, 1996, 1997,1998 e 2000) e Michael Focault e outros. Neste trabalho, aprofundou-se o estudo sobre a influência do processo avaliativo no corpo docente, até que ponto um processo de avaliação pode influenciar o mesmo no seu desempenho acadêmico. Assim neste trabalho comparamos este processo nos dois ciclos avaliativos que ocorrem na IES pesquisada, e de que forma que cada um destes ciclos afetou o professor no seu desempenho em sala de aula e outras atividades dentro da sala de aula. Após uma pesquisa mais detalhada, identificou que os docentes concordam com um procedimento de avaliação de desempenho, mas a IES tem que ter uma clareza, transparência no seu procedimento e compreender que a avaliação deve ser geral e não somente específica sobre o grupo de docentes da Instituição. A coleta e análise dos dados obtidos ajudaram a observar, que o processo de Avaliação Institucional, além de promover um grande movimento reflexivo entre toda a comunidade acadêmica, se presta a fornecer relevantes elementos para decisões do mantenedor. Além disso, nota-se que os mesmos utilizam os resultados do processo avaliativo para decidirem de que forma podem manter sua Instituições de Ensino Superior, o que faz com que a Avaliação Institucional traga uma nova perspectiva para a questão de busca da qualidade
Abstract: The main aim of this study is to examine the first and second cycles of an Institutional Evaluation of a Higher Education Institution (IES) located in Sao Paulo, by showing its structure, planning and operationalization. It is considered a means to verify the performance of the institution as a whole: courses, facilities, faculty, services, etc. Considering the continuously growing education context in Brazil, where an increasing number of IES have been emerging, this study stands out since it focus on an institution that has an evaluation process working as a tool or a practice for constant improvement. This work was developed through a descriptive exploratory research on qualitative basis. It was grounded in a case study which was used to observe the whole evaluation process accomplished in an IES. The main theoretical framework that supported this study chiefly comprised Dias Sobrinho (1994, 1996, 1997,1998 e 2000) , Michael Foucault and others. This research went deep on the study of the influence of the evaluation process in the faculty, looking for to what extent such a process could influence the teaching staff in its academic performance. Therefore, this process was compared in two evaluation cycles that were performed in the IES. It was further tried to uncover how those cycles affected the professors in their performance in the classroom, as well as in other activities that took place therein. After a thorough examination, it was found out that the faculty approved of a procedure for performance evaluation. On the other hand, the IES should have to be transparent and clear about its procedures and also understand that an evaluation should not only target the institution s faculty but rather be of general nature. Data collection and analysis showed that besides promoting a significant reflexive movement within the academic community, the evaluation process helps in providing relevant elements for the institution s decision making process. Furthermore, the results of the evaluation process are used by higher education institutions to inform management decisions. ix These things considered, the institutional evaluation brings a new perspective for the question of pursuing quality
Palavras-chave: Avaliação institucional
Qualidade
IES
Processo avaliativo
Institutional evaluation
Quality
Evaluation process
Universidades e faculdades -- Avaliacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Bartolomeo, Ricardo Di. A influência do processo avaliativo do 1º e 2º ciclos no corpo docente em uma instituição de ensino superior privada na cidade de São Paulo. 2008. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3907
Data de defesa: 6-May-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Di Bartolomeu.pdf766,32 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.