REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38990
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Uma compreensão do autismo infantil à luz da psicologia analítica
Autor(es): Langhi, Vivian
Primeiro Orientador: Galan, Heloisa Dias da Silva
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo compreender o autismo infantil à luz da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung a partir de um estudo de caso. A pesquisa foi feita com base dos conteúdos simbólicos que emergiram dos atendimentos psicoterapêuticos individuais de uma criança de três anos de idade e a relação dela com o meio. Foi feita uma pesquisa qualitativa usando o método junguiano de pesquisa: o método Simbólico-Arquetípico. Foram utilizados 15 atendimentos dos 42 feitos e analisaram-se os símbolos que apareceram no brincar da criança durante o período de ludoterapia. Verificou-se que partindo da perspectiva do inconsciente coletivo, o brincar da criança apresentava um significado amplo e que poderia ampliar a compreensão sobre o Transtorno Global de Desenvolvimento. Essa pesquisa concluiu que o autista consegue se expressar pelo seu brincar e até se identificar com personagens que podem apresentar as mesmas características que ele. Ou seja, por mais que pareça que o brincar de um autista seja descontextualizado, ele apresenta um significado que pode ser compreendido a partir de uma perspectiva diferenciada. Novas pesquisas foram sugeridas para que comparações pudessem ser feitas com relação à manifestação simbólica de cada brincar para que possa se ampliar ainda mais o conhecimento sobre o autismo. Também o método de Sandplay poderia enriquecer ainda mais essa pesquisa, pois traria as imagens mais profundas do inconsciente coletivo
Palavras-chave: Autismo
Psicologia Analítica
Ludoterapia
Símbolo
Inconsciente coletivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho
Citação: Langhi, Vivian. Uma compreensão do autismo infantil à luz da psicologia analítica. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38990
Data do documento: 1-Dez-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIAN LANGHI.pdf
  Restricted Access
979,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.