REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: A utilização da engenharia de software no desenvolvimento de games: um estudo de caso
Autor(es): Cano, Bruno
Primeiro Orientador: Prety, Luis Carlos
Resumo: Um possível prejuízo existente no desenvolvimento de jogos eletrônicos, sem o auxilio de uma base sólida como a Engenharia de Software, poderá causar danos às empresas ou a desenvolvedores autônomos. A Engenharia de Software tem como principais conceitos: a especificação, o desenvolvimento e a manutenção do software a ser produzido. Estes conceitos devem ser aplicados, independente da tecnologia utilizada no desenvolvimento e nas práticas de gerenciamento do projeto do jogo, deste modo equilibra-se as três pontas do triângulo composto pelo custo, tempo e qualidade. Esta pesquisa apresenta os conceitos e métodos utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos e as abordagens de alguns autores e empresas que atuam nesta área. Os conceitos envolvem como organizar uma equipe, o ciclo de desenvolvimento, o game design document (documentação do jogo), e quais são as principais regras para criação de jogos, sendo que estes dados são baseados nos desenvolvedores da empresa Nology Software, empresa a qual foi escolhida nesta pesquisa devida á facilidade da disponibilização de seus materiais, assim como também pelo motivo de ser uma empresa nacional. Já os conceitos práticos que envolvem a Orientação a Objetos e a Engenharia de Software trabalham, podem auxiliar no equilíbrio entre a qualidade, o tempo e o custo por meio do Triângulo Selado, segundo Rucker (2002). Também é mostrado como os diagramas UML - Unified Modeling Language (Linguagem Unificada de Modelagem), são usados no auxilio da elaboração de jogos eletrônicos, com exemplos práticos, além do Processo de Engenharia de Software. Na finalização deste trabalho é mostrado como os Designs Patterns auxiliam na construção de menus e outras tarefas indispensáveis em um jogo eletrônico através do desenho de projeto. Quando o leitor finalizar a leitura desta pesquisa, será possível analisar as vantagens existentes em utilizar a Engenharia de Software, no desenvolvimento de um jogo eletrônico
Abstract: The injury in game development, without the aid of a strong base such as software engineering, can cause damage to companies or developers autonomous. Software engineering has as main concepts: specification, development and maintenance of software being produced. These concepts should be applied, regardless of the technology used in development and project management practices of the game, thus balances the three points of the triangle composed by cost, time and quality. This survey presents the concepts and methods used in the development of electronic games and also some reports authors and companies that operate in this area. The concepts involve how to organize a team, the development cycle, the game design document (documentation of the game), and what are the main rules for creating games, being that these data are based on developers of enterprise software company Nology which was chosen in this poll due to ease of availability of your materials as well as by reason of being a national company. Already the practical concepts that involve object-orientation and software engineering work, can assist in balance between quality, time and cost through the Triangle sealed, second Rucker (2002). is also shown as the UML diagrams-Unified Modeling Language (Unified Modeling Language), are used in aid of electronic games, with practical examples, in addition to the software engineering process. At the end of this work is shown how design patterns help build menus and other essential tasks in a game by design project. When the player has finished reading this search, you can analyze the existing advantages in using software engineering, in developing a game
Palavras-chave: Software
Jogos eletrônicos
Engenharia de software
Software
Eletronic games
Engineering and software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Engenharia de Software
Citação: Cano, Bruno. A utilização da engenharia de software no desenvolvimento de games: um estudo de caso. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Engenharia de Software) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38895
Data do documento: 1-Nov-2011
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