REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38893
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Revisão crítica sobre as pesquisas que abordam a violência escolar: o que aprendemos com elas?
Autor(es): Jungton, Rosana Cristina
Primeiro Orientador: Marques, Sandra Machado Lunardi
Resumo: Delimitar o aspecto de violência na escola é um assunto que há muito tem causado inquietações a muitos pesquisadores ligados a esta área do conhecimento, que, incansavelmente, ainda enfrentam problemas para trabalhar com essa problemática. As respostas para as diversas perguntas encontram-se nas pesquisas em escolas, feitas pelos pesquisadores, professores e coordenadores a respeito dos modos de manifestação da violência escolar. Diante dos fatos observados, encontra-se a resposta de que a melhor maneira de conseguir contornar os problemas seria a mediação, método ainda não muito cultuado no Brasil, mas crescente no mundo, cabendo ao professor fazer com que os alunos mesmos tentem resolver entre si suas divergências. A cidade de São Paulo tem sido um palco interessante de se abordar a respeito do tema, podendo ser visualizados os mais comuns aspectos de violência na escola, para com a escola, os colegas, os funcionários, lembrando que ela não é o único, mas um dos mais expressivos locais. Surge, nas linhas e entrelinhas da história, o chamado bullying, palavra usada como melhor forma de tentar definir a violência moral dos mais fortes para os mais fracos. E hoje, a busca pela eliminação deste descaso torna-se um item indispensável nas Políticas Públicas.
Abstract: Delimiting the aspect of violence in schools is a subject that has long caused anxieties to many researchers involved in this area of knowledge, which tirelessly still have trouble working with this problem. The answers to many questions can be found on studies in schools, made by researchers, teachers and coordinators about the ways of manifestation of school violence. Front the observed facts, is found the answer that the best way to get around the problems would be mediation, a method not very worshiped in Brazil, but increasing worldwide, whereas the teacher makes students try to solve their differences together. The city of São Paulo has been an interesting scenario to approach the respective issue, in which could be seen the most common aspects of violence in school, with school, colleagues, employees, recalling that it is not the unique, but one of the most expressive places. Emerge at the lines and underlines of History the so-called bullying, the word used as the best way of trying to define the moral violence of the strongest to the weakest person. And today, the quest for eliminating this neglet becomes an indispensable item in Public Policy.
Palavras-chave: Segurança
Violência
Educação
Escola
Bullying
Dignidade
Safety
Violence
Education
School
Bullying
Dignity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Aperfeiçoamento em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos
Citação: Jungton, Rosana Cristina. Revisão crítica sobre as pesquisas que abordam a violência escolar: o que aprendemos com elas?. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38893
Data do documento: 11-Abr-2011
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANA CRISTINA JUNGTON.pdf
  Restricted Access
1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.