Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38753Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Jailton Macedo | |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Sonia Aparecida Ignacio | |
| dc.date.accessioned | 2023-09-06T13:41:54Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-06T13:41:54Z | - |
| dc.date.issued | 2011-12-01 | |
| dc.identifier.citation | Santos, Jailton Macedo. O aprendizado de imagens e palavras: aproximações do filme “O enigma de Kaspar Hauser” de Werner Herzog e o “Mito da caverna de Platão”. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38753 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho é um estudo que buscou aproximações entre o mito da caverna de Platão e o filme “O Enigma de Kaspar Hauser” do diretor alemão Werner Herzog. A temática central gira em torno de uma questão ao mesmo tempo intrínseca e fundamental para todo ser humano, que é a questão do despertar para aprendizagem. Porém, não é uma aprendizagem qualquer, mas um conhecimento capaz de ir além das aparências, um despertar para o senso crítico que leva o homem a perceber os detalhes mais intrínsecos do conhecimento. A partir daí procurou-se analisar em que medida podemos estabelecer uma aproximação entre o personagem Kaspar Hauser de Werner Herzog e o prisioneiro do “Mito da Caverna” de Platão. Esta pesquisa foi de caráter qualitativo e de cunho exploratório, com a utilização de informações advindas da fonte bibliográfica e filmografia (imagem em movimento). Os resultados da pesquisa nos levam a reafirmar que o aprender é algo fundamental para o ser humano não permanecer em um estado de letargia, anestesiado, mas para que possa, através desse processo, ir além de si mesmo e, assim, poder contemplar o sol que ilumina a consciência humana, como no caso do prisioneiro de Platão. Não podemos permitir que outros interceptem nossa visão do sol, mas ele deve sempre servir de luz no imenso e inesgotável caminho que é o aprender. O prisioneiro descrito por Platão foi um dos que não deixou que outros obscurecessem a luz do seu conhecimento, mas foi aos poucos percebendo que o aprender está relacionado ao sair de si mesmo, da situação que se encontrava e descobrir o novo. Kaspar Hauser passou pelo mesmo processo em um período diferente e sem ter tido acesso aos livros de Platão, também foi capaz de descobrir que um grande sol brilhava dentro de si; pena que, quando a vida estava para revelar essas maravilhas, o seu preceptor lhe tampou o sol definitivamente | pt_BR |
| dc.description.abstract | This work is a study that sought similarities between the myth of Plato's cave and the film "The Enigma of Kaspar Hauser", from the German director Werner Herzog. The central theme revolves around a question while intrinsic and fundamental to every human being who is awakening to the issue of learning. However, there is no learning, but knowledge can go beyond appearances, an awakening to the critical sense which leads men to realize the intrinsic details of knowledge. From there we tried to analyze to what extent we can establish a connection between the character Kaspar Hauser Werner Herzog and the prisoner of the "Myth of the Cave" by Plato. This research was qualitative and exploratory, with the use of information from the source literature and filmography (moving image). The survey results lead us to reaffirm that learning is fundamental to the human being does not remain in a state of lethargy, numb, but that can, through this process to go beyond himself and thus to contemplate the sun that illuminates the human consciousness, as in Plato's prisoner. We cannot allow others to intercept our view of the sun, but it must always be a light in the immense and inexhaustible way is to learn. The prisoner described by Plato was the one who did not let others obscured the light of his knowledge, but was slowly realizing that learning is related to out of himself, that was the situation and discover the new. Kaspar Hauser went through the same process in a different period and without having had access to the books of Plato, was also able to discover that a great sun shone within him; pity that, when life was to reveal these wonders, your tutor will capped the sun forever | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | conhecimento (episteme) | pt_BR |
| dc.subject | Ideia | pt_BR |
| dc.subject | Opinião (doxa) | pt_BR |
| dc.subject | Percepção | pt_BR |
| dc.subject | Sensibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Senso crítico | pt_BR |
| dc.subject | Learning | en_US |
| dc.subject | knowledge (episteme) | en_US |
| dc.subject | Idea | en_US |
| dc.subject | Opinion (doxa) | en_US |
| dc.subject | Perception | en_US |
| dc.subject | Sensitivity | en_US |
| dc.subject | Critical thinking | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | O aprendizado de imagens e palavras: aproximações do filme “O enigma de Kaspar Hauser” de Werner Herzog e o “Mito da caverna de Platão” | pt_BR |
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JAILTON MACEDO SANTOS.pdf Restricted Access | 391,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
