Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Muccillo, Jussara | - |
dc.contributor.advisor1 | Pow, Elizabeth Mara | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T14:00:45Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T14:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-05 | - |
dc.identifier.citation | Muccillo, Jussara. Resistência à aprendizagem do inglês: um estudo sobre uma classe da E.J.A. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38341 | - |
dc.description.resumo | Esta monografia resulta de um estudo de caso sobre a resistência em aprender inglês, particularizando uma das salas onde ministrei minhas aulas, e tem como objetivo averiguar as possíveis causas da resistência à aprendizagem do inglês na escola pública, particularmente na educação para jovens e adultos, doravante EJA. O estudo considera fatores históricos, sociais e políticos da EJA. Busca-se entender se tais fatores podem interferir no processo educacional, levando à resistência dos alunos a aprender inglês ou à auto-exclusão. Nesta busca pretende-se também identificar algumas representações dos alunos sobre aprender inglês. Por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, busco verificar o olhar que meu aluno tem deste aprender inglês na escola pública e de certa forma, a visão da comunidade em que ele atua, se o aluno sabe para quê e por quê, o aprender inglês faz parte do currículo escolar. Busco verificar se as orientações curriculares nacionais para a EJA vão de encontro aos interesses e quereres destes alunos, se há conformidade com as suas necessidades enquanto aprendizes de uma língua estrangeira. O contexto de pesquisa para este estudo contou com 33 alunos do terceiro ano do Ensino Médio (2011), de faixas etárias dos 19 aos 60 anos e a professora –pesquisadora. As análises dos dados de entrevistas e questionários respondidos pelos meus alunos, os quais acompanhei por cerca de dois anos indicaram que os alunos da EJA gritam por aulas de inglês na escola que façam diferença na vida social deles, embora revelem certa dualidade em sua postura frente aos estudos.Além disso, apontaram algumas ações a serem propostas para que seja feita uma releitura da EJA visando um currículo mais adequado a este alunado | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph is the result of a case study on resistance in learning English, specifying one of the rooms where I taught my classes, and aims to investigate the possible causes of resistance to learning English in public schools, particularly in education for youth and adults, EJA now. The study considers historical, social and political factors of EJA. We seek to understand whether such factors can interfere with the educational process, leading to the resistance of students to learn English or to self-exclusion. This research is also intended to identify some representations of students about learning English, such as the view that learning English is directly related to a privilege of higher classes, the most developed countries of culture, the ruling classes would be entitled to learning, since there is a comparison among people culturally rich and developed with those that are in development such as Brazil or if indeed the students' self-esteem is low. Through a qualitative research methodology, I attempt to study the views students have on learning English in public school and in a way, the views of the community in which it operates, if the student knows what and why, learn English part of the school curriculum. I seek to determine whether the national curriculum guidelines for the EJA will meet the interests and desires of these students, if there is compliance with their needs as learners of a foreign language. The research context for this study included 33 third -year students at high school (2011), whose ages rom 19 to 60 years, and a teacher-researcher. Analyses of data from interviews and questionnaires answered by students, who I have followed for about two years, indicated that EJA students yearn for English classes that make a difference in their social life, and showed a certain duality in learners´ attitude toward the tasks. Furthermore, results pointed out some actions to be proposed for a review of EJA, leading to a more appropriate curriculum for these students | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inglês | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Resistance | en_US |
dc.subject | Learning | en_US |
dc.subject | English | en_US |
dc.subject | EJA | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | Resistência à aprendizagem do inglês: um estudo sobre uma classe da E.J.A | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUSSARA MUCCILLO.pdf Restricted Access | 318,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.