REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37283
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Projeto de inclusão escolar: da elaboração a realização
Autor(es): Silva, Jéssica Soares
Primeiro Orientador: Raiça, Darcy
Resumo: A inclusão escolar no cenário Brasileiro ganhou força nos últimos anos e atualmente muito se tem discutido sobre educação inclusiva dentro do ensino regular. Essa nova proposta, busca transformar a escola regular em um espaço para todos, sem nenhum tipo de discriminação, fomentando o acesso e a manutenção da educação de forma igualitária. Diante dos vários desafios encontrados para que se tenha uma educação inclusiva o presente trabalho tem por objetivo propor uma sugestão de projeto de inclusão para escolas do ensino regular da rede privada. Para tal, a pesquisa se baseou em autores que defendem essa proposta como também a minha própria experiência atuando nessa área. Para a elaboração e execução de um projeto de inclusão, alguns pontos são primordiais, o texto aponta a importância de uma gestão democrática onde toda a comunidade escolar tem participação nas decisões, como também a contribuição do projeto político- pedagógico para nortear as ações desses profissionais. Dessa maneira podemos concluir que a inclusão no contexto escolar já é uma realidade, sendo possível o planejamento de um projeto inclusivo dentro das escolas regulares. As escolas inclusivas devem estar atentas a realidade da sociedade e perceber as transformações que irá passar para que o projeto se adapte as novas realidades que irão surgir
Abstract: The inclusion of the disabled in the Brazilian educational system has been strengthen in the last years and lately has been a topic discussed in different occasions within the system. This new approach to the topic looks to transform the regular schools into an environment for everyone, without any type of discrimination, allowing the access and maintenance of education acting in this area. In terms of the elaboration and execution of a project in the topic of the inclusion of the disabled, some points are of extreme importance, and this essay points out; the importance of a democratic management in order for the school community to participate in decision-making of the inclusions as well as the contribution of the educational and political system to guide the actions of the professionals acting in the area. It is that context that we can conclude that the inclusion of the disabled in the educational background is already a reality, allowing the planning of an inclusive project within the regular schools. The schools that will embrace inclusion must be aware of society’s reality and the transformations that will occur, for the project to adapt to new realities
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Projeto
Planejamento
Inclusive education
School inclusion
Project
Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
Citação: Silva, Jéssica Soares. Projeto de inclusão escolar: da elaboração a realização. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37283
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA SOARES SILVA.pdf
  Restricted Access
914,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.