Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37283
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Projeto de inclusão escolar: da elaboração a realização |
Autor(es): | Silva, Jéssica Soares |
Primeiro Orientador: | Raiça, Darcy |
Resumo: | A inclusão escolar no cenário Brasileiro ganhou força nos últimos anos e atualmente muito se tem discutido sobre educação inclusiva dentro do ensino regular. Essa nova proposta, busca transformar a escola regular em um espaço para todos, sem nenhum tipo de discriminação, fomentando o acesso e a manutenção da educação de forma igualitária. Diante dos vários desafios encontrados para que se tenha uma educação inclusiva o presente trabalho tem por objetivo propor uma sugestão de projeto de inclusão para escolas do ensino regular da rede privada. Para tal, a pesquisa se baseou em autores que defendem essa proposta como também a minha própria experiência atuando nessa área. Para a elaboração e execução de um projeto de inclusão, alguns pontos são primordiais, o texto aponta a importância de uma gestão democrática onde toda a comunidade escolar tem participação nas decisões, como também a contribuição do projeto político- pedagógico para nortear as ações desses profissionais. Dessa maneira podemos concluir que a inclusão no contexto escolar já é uma realidade, sendo possível o planejamento de um projeto inclusivo dentro das escolas regulares. As escolas inclusivas devem estar atentas a realidade da sociedade e perceber as transformações que irá passar para que o projeto se adapte as novas realidades que irão surgir |
Abstract: | The inclusion of the disabled in the Brazilian educational system has been strengthen in the last years and lately has been a topic discussed in different occasions within the system. This new approach to the topic looks to transform the regular schools into an environment for everyone, without any type of discrimination, allowing the access and maintenance of education acting in this area. In terms of the elaboration and execution of a project in the topic of the inclusion of the disabled, some points are of extreme importance, and this essay points out; the importance of a democratic management in order for the school community to participate in decision-making of the inclusions as well as the contribution of the educational and political system to guide the actions of the professionals acting in the area. It is that context that we can conclude that the inclusion of the disabled in the educational background is already a reality, allowing the planning of an inclusive project within the regular schools. The schools that will embrace inclusion must be aware of society’s reality and the transformations that will occur, for the project to adapt to new realities |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Inclusão escolar Projeto Planejamento Inclusive education School inclusion Project Planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
Citação: | Silva, Jéssica Soares. Projeto de inclusão escolar: da elaboração a realização. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37283 |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÉSSICA SOARES SILVA.pdf Restricted Access | 914,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.